“Esta visita visa cumprir uma promessa feita por mim, em março de 2013, enquanto candidato à Câmara da Nazaré, à comunidade nazarena residente em Toronto e Leamington (Ontário) de regressar, enquanto Presidente do Município”.
Esta visita pretende, ainda, conhecer melhor e divulgar a realidade dos nazarenos no Canadá, onde a comunidade é significativa.
“São um ativo muito importante na transmissão das raízes culturais nazarenas e na promoção da Nazaré neste território”.
Durante as primeiras horas em território de Toronto, o Presidente da Câmara da Nazaré encontrou-se com a vereadora da Autarquia local, Ana Bailão (natural do oeste), com quem teve a oportunidade de trocar experiências de gestão autárquica.
“Estes encontros de trabalho servem para perceber se se poderá vir a realizar trabalho conjunto com entidades institucionais onde há forte presença de portugueses”.
A visita ao Sindicato Liuna Local 506, que tem entre os seus dirigentes o nazareno Jacques Eustáquio; ao Parlamento Provincial do Ontário; ao Museu dos Pioneiros Portugueses (grupo de fazem parte muitos nazarenos); uma reunião com o Ministro das Finanças do Ontário, o nazareno Jack de Sousa; e uma deslocação à FPV – First Portuguese TVê preencheram um dos primeiros dias de trabalho do autarca a esta província do Canadá; a mais populosa onde vive cerca de um terço da população canadense.
A Nazaré está a ser um dos destinos de visita e férias de muitos naturais do Canadá, em particular do Ontário. “Seguramente, ouviram dos nossos nazarenos tudo o que nos representa, como as tradições (7 saias, pescadores, peixe seco, paisagem marítima), a que se junta a fama pelas maiores ondas do planeta ou do melhor peixe do mundo”.
Dos vários contactos com a comunidade local durante o dia de sábado (05 de novembro), Walter Chicharro passou pela rádio Camões e esteve presente no 57º aniversário do Rancho da Nazaré de Mississauga.
“É o rancho mais antigo na diáspora portuguesa. Isso enche-nos de satisfação, e mostra como somos diferentes e como fazemos as coisas de forma diferente, levando as nossas tradições, divulgando-as ao mundo, que também contribui para o reconhecimento mundial da Nazaré”.
0 Comentários