Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
20° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
23° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C

Presidente da Câmara cumpre visita à Comunidade Nazarena no Canadá

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, encontra-se em Toronto, no Canadá, a realizar uma visita oficial à comunidade nazarena ali residente, e a efetuar contactos com entidades institucionais, recreativas e empresariais.

“Esta visita visa cumprir uma promessa feita por mim, em março de 2013, enquanto candidato à Câmara da Nazaré, à comunidade nazarena residente em Toronto e Leamington (Ontário) de regressar, enquanto Presidente do Município”.

Esta visita pretende, ainda, conhecer melhor e divulgar a realidade dos nazarenos no Canadá, onde a comunidade é significativa.

“São um ativo muito importante na transmissão das raízes culturais nazarenas e na promoção da Nazaré neste território”.

Durante as primeiras horas em território de Toronto, o Presidente da Câmara da Nazaré encontrou-se com a vereadora da Autarquia local, Ana Bailão (natural do oeste), com quem teve a oportunidade de trocar experiências de gestão autárquica.

“Estes encontros de trabalho servem para perceber se se poderá vir a realizar trabalho conjunto com entidades institucionais onde há forte presença de portugueses”.

A visita ao Sindicato Liuna Local 506, que tem entre os seus dirigentes o nazareno Jacques Eustáquio; ao Parlamento Provincial do Ontário; ao Museu dos Pioneiros Portugueses (grupo de fazem parte muitos nazarenos); uma reunião com o Ministro das Finanças do Ontário, o nazareno Jack de Sousa; e uma deslocação à FPV – First Portuguese TVê preencheram um dos primeiros dias de trabalho do autarca a esta província do Canadá; a mais populosa onde vive cerca de um terço da população canadense.

A Nazaré está a ser um dos destinos de visita e férias de muitos naturais do Canadá, em particular do Ontário. “Seguramente, ouviram dos nossos nazarenos tudo o que nos representa, como as tradições (7 saias, pescadores, peixe seco, paisagem marítima), a que se junta a fama pelas maiores ondas do planeta ou do melhor peixe do mundo”.

Dos vários contactos com a comunidade local durante o dia de sábado (05 de novembro), Walter Chicharro passou pela rádio Camões e esteve presente no 57º aniversário do Rancho da Nazaré de Mississauga.

“É o rancho mais antigo na diáspora portuguesa. Isso enche-nos de satisfação, e mostra como somos diferentes e como fazemos as coisas de forma diferente, levando as nossas tradições, divulgando-as ao mundo, que também contribui para o reconhecimento mundial da Nazaré”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn