Q

Previsão do tempo

7° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 14° C
7° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 15° C
5° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C

Presidente da Câmara cumpre visita à Comunidade Nazarena no Canadá

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, encontra-se em Toronto, no Canadá, a realizar uma visita oficial à comunidade nazarena ali residente, e a efetuar contactos com entidades institucionais, recreativas e empresariais.

“Esta visita visa cumprir uma promessa feita por mim, em março de 2013, enquanto candidato à Câmara da Nazaré, à comunidade nazarena residente em Toronto e Leamington (Ontário) de regressar, enquanto Presidente do Município”.

Esta visita pretende, ainda, conhecer melhor e divulgar a realidade dos nazarenos no Canadá, onde a comunidade é significativa.

“São um ativo muito importante na transmissão das raízes culturais nazarenas e na promoção da Nazaré neste território”.

Durante as primeiras horas em território de Toronto, o Presidente da Câmara da Nazaré encontrou-se com a vereadora da Autarquia local, Ana Bailão (natural do oeste), com quem teve a oportunidade de trocar experiências de gestão autárquica.

“Estes encontros de trabalho servem para perceber se se poderá vir a realizar trabalho conjunto com entidades institucionais onde há forte presença de portugueses”.

A visita ao Sindicato Liuna Local 506, que tem entre os seus dirigentes o nazareno Jacques Eustáquio; ao Parlamento Provincial do Ontário; ao Museu dos Pioneiros Portugueses (grupo de fazem parte muitos nazarenos); uma reunião com o Ministro das Finanças do Ontário, o nazareno Jack de Sousa; e uma deslocação à FPV – First Portuguese TVê preencheram um dos primeiros dias de trabalho do autarca a esta província do Canadá; a mais populosa onde vive cerca de um terço da população canadense.

A Nazaré está a ser um dos destinos de visita e férias de muitos naturais do Canadá, em particular do Ontário. “Seguramente, ouviram dos nossos nazarenos tudo o que nos representa, como as tradições (7 saias, pescadores, peixe seco, paisagem marítima), a que se junta a fama pelas maiores ondas do planeta ou do melhor peixe do mundo”.

Dos vários contactos com a comunidade local durante o dia de sábado (05 de novembro), Walter Chicharro passou pela rádio Camões e esteve presente no 57º aniversário do Rancho da Nazaré de Mississauga.

“É o rancho mais antigo na diáspora portuguesa. Isso enche-nos de satisfação, e mostra como somos diferentes e como fazemos as coisas de forma diferente, levando as nossas tradições, divulgando-as ao mundo, que também contribui para o reconhecimento mundial da Nazaré”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Expectativas de futuro e escolha vocacional de estudantes

Município e Associação Inspirar o Futuro juntam-se para orientar alunos do 9º e secundário no rumo mais acertado para o futuro A Associação Juvenil Inspirar o Futuro esteve, no passado dia 6, na Escola C+S Amadeu Gaudêncio para uma de várias sessões previstas...

expectativas de futuro