Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
17° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 29° C
16° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 30° C
  • Saturday 30° C

Presidente da Câmara cumpre visita à Comunidade Nazarena no Canadá

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, encontra-se em Toronto, no Canadá, a realizar uma visita oficial à comunidade nazarena ali residente, e a efetuar contactos com entidades institucionais, recreativas e empresariais.

“Esta visita visa cumprir uma promessa feita por mim, em março de 2013, enquanto candidato à Câmara da Nazaré, à comunidade nazarena residente em Toronto e Leamington (Ontário) de regressar, enquanto Presidente do Município”.

Esta visita pretende, ainda, conhecer melhor e divulgar a realidade dos nazarenos no Canadá, onde a comunidade é significativa.

“São um ativo muito importante na transmissão das raízes culturais nazarenas e na promoção da Nazaré neste território”.

Durante as primeiras horas em território de Toronto, o Presidente da Câmara da Nazaré encontrou-se com a vereadora da Autarquia local, Ana Bailão (natural do oeste), com quem teve a oportunidade de trocar experiências de gestão autárquica.

“Estes encontros de trabalho servem para perceber se se poderá vir a realizar trabalho conjunto com entidades institucionais onde há forte presença de portugueses”.

A visita ao Sindicato Liuna Local 506, que tem entre os seus dirigentes o nazareno Jacques Eustáquio; ao Parlamento Provincial do Ontário; ao Museu dos Pioneiros Portugueses (grupo de fazem parte muitos nazarenos); uma reunião com o Ministro das Finanças do Ontário, o nazareno Jack de Sousa; e uma deslocação à FPV – First Portuguese TVê preencheram um dos primeiros dias de trabalho do autarca a esta província do Canadá; a mais populosa onde vive cerca de um terço da população canadense.

A Nazaré está a ser um dos destinos de visita e férias de muitos naturais do Canadá, em particular do Ontário. “Seguramente, ouviram dos nossos nazarenos tudo o que nos representa, como as tradições (7 saias, pescadores, peixe seco, paisagem marítima), a que se junta a fama pelas maiores ondas do planeta ou do melhor peixe do mundo”.

Dos vários contactos com a comunidade local durante o dia de sábado (05 de novembro), Walter Chicharro passou pela rádio Camões e esteve presente no 57º aniversário do Rancho da Nazaré de Mississauga.

“É o rancho mais antigo na diáspora portuguesa. Isso enche-nos de satisfação, e mostra como somos diferentes e como fazemos as coisas de forma diferente, levando as nossas tradições, divulgando-as ao mundo, que também contribui para o reconhecimento mundial da Nazaré”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL),...

ondajpg

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol