O tema foi amplamente debatido ao longo do seminário e trouxe para cima da mesa de discussão um conjunto de projetos recentemente implementados que defendem a complementaridade entre a utilização de novos meios de comunicação (tablets, smartphones ou e-readers) no contexto da sala de aula e da biblioteca e o fomento do gosto pela literatura. O debate procurou desmistificar a anunciada morte do livro alegadamente causada pelas novas tecnologias.
Estas foram algumas das ideias trabalhadas ao longo de um seminário que reforçou “a necessidade das bibliotecas e as escolas estarem preparadas para os novos desafios tecnológicos. Estas ferramentas podem revelar-se bastante úteis para incentivar os jovens a ler livros e conhecer o mundo que os rodeia”, sublinha Inês Silva, Vereadora da Cultura.
Neste contexto, recorde-se que a Biblioteca Municipal de Alcobaça tem ao dispor de todos os munícipes o Cartão Único da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça que dá acesso a todas infraestruturas bibliotecárias do concelho, a Biblioteca Digital que disponibiliza gratuitamente um conjunto de equipamentos nomeadamente, tablets consolas de jogos entre outros. Foi também recentemente criada uma Base de Dados, consultável na Internet, ou a partir de qualquer biblioteca escolar concelhia, onde consta a totalidade do catálogo bibliográfico disponível no concelho de Alcobaça.
O seminário tem vindo a consolidar a sua relevância nacional atraindo técnicos bibliotecários e professores oriundos de todo o país. Na sessão de encerramento, Inês Silva destacou “o orgulho do Município em receber profissionais tão dedicados e dispostos a participar nesta partilha de conhecimento e experiência que a Câmara Municipal procura promover com este seminário e outras iniciativas.”
0 Comentários