Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C

Seminário debateu utilização das novas tecnologias como incentivo à leitura

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O III Seminário da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça, que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal de 27 a 28 de junho, deu a oportunidade a 125 participantes de conhecerem e discutirem propostas pedagógicas inovadoras que recorrem às novas tecnologias como incentivo à leitura.

O tema foi amplamente debatido ao longo do seminário e trouxe para cima da mesa de discussão um conjunto de projetos recentemente implementados que defendem a complementaridade entre a utilização de novos meios de comunicação (tablets, smartphones ou e-readers) no contexto da sala de aula e da biblioteca e o fomento do gosto pela literatura. O debate procurou desmistificar a anunciada morte do livro alegadamente causada pelas novas tecnologias.

Estas foram algumas das ideias trabalhadas ao longo de um seminário que reforçou “a necessidade das bibliotecas e as escolas estarem preparadas para os novos desafios tecnológicos. Estas ferramentas podem revelar-se bastante úteis para incentivar os jovens a ler livros e conhecer o mundo que os rodeia”, sublinha Inês Silva, Vereadora da Cultura.

Neste contexto, recorde-se que a Biblioteca Municipal de Alcobaça tem ao dispor de todos os munícipes o Cartão Único da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça que dá acesso a todas infraestruturas bibliotecárias do concelho, a Biblioteca Digital que disponibiliza gratuitamente um conjunto de equipamentos nomeadamente, tablets consolas de jogos entre outros. Foi também recentemente criada uma Base de Dados, consultável na Internet, ou a partir de qualquer biblioteca escolar concelhia, onde consta a totalidade do catálogo bibliográfico disponível no concelho de Alcobaça.

O seminário tem vindo a consolidar a sua relevância nacional atraindo técnicos bibliotecários e professores oriundos de todo o país. Na sessão de encerramento, Inês Silva destacou “o orgulho do Município em receber profissionais tão dedicados e dispostos a participar nesta partilha de conhecimento e experiência que a Câmara Municipal procura promover com este seminário e outras iniciativas.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno