“O campeonato será o primeiro passo para os Jogos Olímpicos da Juventude, onde o Andebol de Praia irá aparecer pela primeira vez”, disse Ulisses Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Andebol, que manifestou a sua “forte confiança na prestação das Seleções Nacionais, nesta competição, que irá decorrer na Nazaré”.
As condições naturais da Nazaré, o interesse do Município nos eventos de andebol de praia e a sua capacidade organizativa foram algumas das razões que levaram à escolha deste concelho para acolher o Europeu de Sub-16.
Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal, afirma que “o Europeu de Andebol irá reforçar a posição da Nazaré enquanto organizador de eventos internacionais, tornando-a no centro do andebol europeu, já em julho deste ano”.
Já Mário Bernardes, coordenador nacional de Andebol de Praia, destacou “a Nazaré como a praia com as melhores condições, em Portugal, para a realização deste evento”.
A atribuição da organização do evento a Portugal, e, em particular, ao Município da Nazaré, são o reconhecimento de qualidade e profissionalismo, mas atribuem, também a responsabilidade e a oportunidade de se afirmar Portugal no panorama internacional do andebol de praia”, disse o responsável pela Associação de Andebol de Leiria.
Paulo Félix, Selecionador Nacional, que em breve irá anunciar as Seleções Masculina e Feminina que irão lutar pelo país, declarou que o Europeu de Andebol Sub16 é o maior evento de sempre”.
Os quatro primeiros classificados do Europeu de Andebol de Praia sub16 vão qualificar-se para o Campeonato do Mundo de Andebol de Praia Sub17, que se realizará no próximo ano, num local ainda a designar pela IHF.
Os três primeiros classificados do Campeonato do Mundo Sub17 apurar-se-ão para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, a Argentina, em 2018, naquela que será a estreia do andebol de praia nos Jogos Olímpicos.
0 Comentários