Chuva do fim de semana encheu rios e fez estragos na zona baixa da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A chuva que caiu nos últimos dias fez encher rios mas não há registo de estragos de maior nos campos agrícolas.

O descarregador do rio Alcobaça em Valado dos Frades estava cheio, no fim de semana, com a água a ameaçar sair para os campos.

O presidente da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, Rui Manuel Amaro Marques, visitou o local com o Carlos Malho, presidente da Associação de Beneficiários da Cela, e nas redes sociais assegurou que “apesar das circunstâncias adversas de muita pluviosidade, toda a zona de campos agrícolas da nossa região (Cela e Valado dos Frades) têm-se aguentado em comparando com outras zonas, mercê das intervenções realizadas nos últimos tempos nos nossos rios”.

Já a forte agitação marítima registada no fim de semana, com ventos fortes, que terão atingido os 100 kms/h empurraram toneladas de areia para a marginal e obrigaram ao corte do trânsito no local.

A Proteção Civil Municipal e a Capitania do Porto da Nazaré cortaram a circulação do trânsito pela marginal ao longo de todo o dia para evitar acidentes com gravidade. A marginal e as Praças, como a conhecida Praça Sousa Oliveira, encheram-se de areia, empurrada pelos ventos fortes e agitação marítima registada.

Em virtude do mau tempo, uma esplanada de uma gelataria ficou destruída.

Devido à praia mar, prevista para as 19:18 de domingo, havia a possibilidade das ondas galgarem a marginal e chegar aos estabelecimentos comerciais.

Os serviços da autarquia fizeram uma barreira com alguns montes de areia para dificultar a chegada da água à via.

Para além destas medidas, a barra do porto da Nazaré foi também fechada esta manhã, não permitindo a entrada e saída de embarcações, situação que a capitania estima se mantenha até ao final da manhã de segunda-feira.

Apesar dos vários avisos para as condições do tempo e a necessidade de se evitarem comportamentos de risco, como passeios junto à linha de costa, seis pessoas foram retiradas, no domingo à tarde pela Polícia Martítima da zona do Forte de S. Miguel, onde ficaram retidas devido à ocorrência de ventos com mais de 100 quilómetros por hora.

“O trânsito está cortado mas as pessoas desceram a encosta a pé, até ao Forte de S. Miguel onde foram surpreendidas com ventos muito fortes e não conseguiram fazer o caminho de volta necessitando de ser resgatadas”, explicou o comandante da Capitania da Nazaré, Gomes Agostinho, à agência Lusa.

As seis pessoas resgatadas pela Polícia Marítima têm “na maioria entre os 20 e os 30 anos, mas entre elas havia também um homem com cerca de 60 anos, que pretendia tirar uma ‘selfie’ (fotografia) e já não conseguiu passar do meio da encosta”.

Sete distritos, entre os quais Leiria, estiveram, no domingo, sob aviso mais grave, da Proteção Civil.

O alerta vermelho deveu-se à chuva, vento e forte agitação marítima, com as ondas a atingirem os 14 metros de altura, na costa ocidental.

Na Nazaré, a forte ondulação trouxe, como é habitual nesta época, o mar até junto da marginal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda