A presidência da OesteCim é, para Pedro Folgado, “um desafio”, tanto mais que, sublinhou, sucede ao socialista Carlos Miguel (ex-autarca de Torres Vedras), “um decano com muitos anos de experiência como presidente de câmara e uma liderança muito forte”.
A saída de Carlos Miguel para ocupar o cargo de secretário de Estado das Autarquias Locais obrigou à eleição de um novo presidente do Conselho Intermunicipal, mantendo-se nos cargos de vice-presidente os autarcas das Caldas da Rainha, Fernando Tinta Ferreira (PSD), e de Peniche, António José Correia (CDU).
À frente da Câmara de Alenquer desde as eleições autárquicas setembro de 2013, Pedro Folgado assume agora a liderança da comunidade para um mandato de continuidade em que os municípios “em conjunto se continuarão a bater pela região e pela marca Oeste”.
A estratégia passará por “continuar desenvolver os projetos contratualizados com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e que foram sempre consensualizados entre nós [autarcas]”,afirmou.
Pedro Folgado é professores, licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, com pós-graduações em Gestão Escolar e Gestão de Recursos Humanos.
Foi diretor da Escola Secundária Damião de Goes durante 15 anos e conselheiro do Ministro da Educação entre 2007 e 2009, ano em que assumiu funções de chefe de gabinete do anterior presidente da câmara de Alenquer.
É membro da direção da Associação de Municípios para o Estudo e Gestão da Água (AMEGA) e do conselho diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
A OesteCim corresponde à Unidade Territorial Estatísticas de Nível III (NUT III) Oeste e é composta pelos municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
0 Comentários