Nestas novas instalações, que se juntam às já existentes na Avenida Prof. Eng. Joaquim Vieira Natividade, vão existir áreas para a formação em pintura e modelação cerâmica e para formação na área laboratorial para o mesmo sector industrial.
Com esta melhoria o CENCAL poderá tornar mais eficiente a formação que presta às empresas da indústria cerâmica dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós, melhorando a qualidade do resultado final junto destas empresas, que evitam ter de deslocar os seus trabalhadores a maiores distâncias.
No presente momento está em vias de conclusão naquele novo espaço o Percurso Modular Pintura e Decoração Cerâmica, a decorrer desde Setembro, preparando-se os formandos para iniciar os seus estágios nas empresas da região.
Em Janeiro iniciar-se-ão naquelas instalações os cursos de Pintura e Decoração Cerâmica – EFAPRO, com 945 horas para a qualificação de operadores de pintura e decoração cerâmica para adultos desempregados com mais de 18 anos de idade em horário laboral e o Percurso Modular Técnicas Cerâmica para formar os participantes nos conhecimentos técnicos básicos na área do processo cerâmico e dos vidrados cerâmicos.
Este segundo curso, que funcionará em horário pós-laboral, é destinado a operadores de cerâmica, ceramistas, designers, artistas plásticos, artesãos, com habilitações escolares não inferiores ao 4º ano de escolaridade e não superiores ao 12º ano, com a duração de 100 horas funcionado às 3ªs e 5ªs feiras, das 20 às 23 horas.
Num futuro próximo é intenção iniciar naquelas instalações a realização de um curso de Técnico de Modelação Cerâmica, uma das áreas profissionais que as empresas da região solicitam.
0 Comentários