Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Cencal com novas instalações em Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica já conta desde há dias com novas instalações em Alcobaça, num armazém situado na rua da Fonte Nova, nº 40, que lhe permite a partir de agora ministrar cursos práticos na área da cerâmica industrial, o que constitui uma melhoria nas infraestruturas para a sua ação formativa localmente.

Nestas novas instalações, que se juntam às já existentes na Avenida Prof. Eng. Joaquim Vieira Natividade, vão existir áreas para a formação em pintura e modelação cerâmica e para formação na área laboratorial para o mesmo sector industrial.

Com esta melhoria o CENCAL poderá tornar mais eficiente a formação que presta às empresas da indústria cerâmica dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós, melhorando a qualidade do resultado final junto destas empresas, que evitam ter de deslocar os seus trabalhadores a maiores distâncias.

No presente momento está em vias de conclusão naquele novo espaço o Percurso Modular Pintura e Decoração Cerâmica, a decorrer desde Setembro, preparando-se os formandos para iniciar os seus estágios nas empresas da região.

Em Janeiro iniciar-se-ão naquelas instalações os cursos de Pintura e Decoração Cerâmica – EFAPRO, com 945 horas para a qualificação de operadores de pintura e decoração cerâmica para adultos desempregados com mais de 18 anos de idade em horário laboral e o Percurso Modular Técnicas Cerâmica para formar os participantes nos conhecimentos técnicos básicos na área do processo cerâmico e dos vidrados cerâmicos.

Este segundo curso, que funcionará em horário pós-laboral, é destinado a operadores de cerâmica, ceramistas, designers, artistas plásticos, artesãos, com habilitações escolares não inferiores ao 4º ano de escolaridade e não superiores ao 12º ano, com a duração de 100 horas funcionado às 3ªs e 5ªs feiras, das 20 às 23 horas.

Num futuro próximo é intenção iniciar naquelas instalações a realização de um curso de Técnico de Modelação Cerâmica, uma das áreas profissionais que as empresas da região solicitam.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

Trabalhadores dos rebocadores costeiros veem as suas pensões repostas

Trabalhadores dos navios rebocadores costeiros viram as suas pensões suspensas durante cerca de dois anos devido a uma reinterpretação da Lei. Para além da suspensão, o Centro Nacional de Pensões impunha a reposição das pensões auferidas nos dois últimos anos....

rebocador 1