Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
7° C
  • Monday 13° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C

Nazaré pede investigação à gestão de 2003 a 2014

jl

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O resultado da auditoria mandada realizar à gestão da Câmara de 2003 a 2014 e que detetaram inconformidades.

Foi pedida investigação à gestão da Câmara no período de 2003 a 2014. O Relatório de Procedimentos Acordados (Caixa & Bancos) relativos à gestão da Câmara da Nazaré vai ser enviado ao Tribunal de Contas; Inspeção Geral de Finanças; Direção Geral das Autarquias Locais e Ministério Público para apreciação e averiguação.

A decisão de remeter a estas entidades fiscalizadoras o resultado da auditoria visa “a clarificação e apuramento de responsabilidade pelos atos anómalos refletidos nas conclusões no documento financeiro municipal”, refere a proposta do Presidente da Câmara, Walter Chicharro, que foi aprovada na reunião de Câmara pelos eleitos do PS e a vereadora do PSD, Fátima Duarte, tendo os vereadores António Trindade (GCICN) e Belmiro da Fonte (PSD) declarado impedimento e saído da sala.

O autarca justificou o envio do resultado da auditoria às quatro entidades afirmando que “a tomada de conhecimento da auditoria financeira, requerida por este Executivo Camarário, apurando ações financeiras perpetradas durante o período de 2003 a 2014, diagnosticou anomalias que deverão ser alvo de peritagem de entidades que tutoreiam as finanças locais e as anomalias das mesmas”.

Realizada pela BDO & Associados, SROC, LDA, a pedido da atual gestão do Município, a auditoria incidiu sobre a contabilidade dos anos 2003 a 2014, e teve como objetivo, entre outros, avaliar as reconciliações bancárias existentes.

De acordo com o relatório, entre as dívidas a fornecedores registadas pelo município [12.657.156 euros] e os montantes reclamados pelas instituições de crédito [14.655.350 euros] constatou-se uma insuficiência na dívida reconhecida de 1.998.194 euros, montante que, segundo os auditores, “pode traduzir dívida cedida a instituições de crédito e não registada pelo município”.

O relatório apontava ainda diferenças ao nível das reconciliações bancárias e inexistência de alguns documentos contabilísticos, “anomalias” que, segundo o presidente da Câmara, Walter Chicharro, “deverão ser alvo de peritagem de entidades que tutoreiam as finanças locais”.

O agendamento da discussão do relatório na Assembleia Municipal, para que se decida o que fazer perante o resultado, é a intenção da Câmara Municipal que tem, nesta altura, em curso, outra auditoria que incide sobre os grandes projetos co-financiados, como o Car Surf, os Centros Escolares e os Recifes Artificiais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter