A primeira Assembleia Geral da empresa Águas de Lisboa e Vale do Tejo realizou-se no passado dia 30 de junho, dando início à atividade da concessionária responsável pelo sistema multimunicipal agregado de abastecimento de água e saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, cuja gestão operacional do sistema foi delegada na EPAL. José Sardinha é o presidente executivo da nova empresa, Álvaro Amaro o presidente da Mesa da Assembleia-geral, Saskia Lopes preside ao Conselho Fiscal e Paulo Inácio à Comissão de Vencimentos.
A realização da primeira Assembleia Geral decorreu da entrada em vigor, do respetivo Decreto-lei de constituição da Empresa e destinou-se a eleger os órgãos sociais para o triénio 2015-2017.
A Águas de Lisboa e Vale do Tejo, S.A. foi constituída pelo Decreto-Lei 94/2015, de 29 de maio, mediante a agregação das empresas Águas do Zêzere e Coa, Águas do Centro, Águas do Oeste, SIMTEJO, SANEST, SIMARSUL, Águas do Norte Alentejano, Águas do Centro Alentejo, integradas no Grupo Águas de Portugal.
A nova empresa agregada passa a servir 80 municípios, abrangendo uma população de 3,7 milhões de habitantes, numa área territorial correspondente a 22% do território continental português, sendo a gestão operacional do sistema delegada na EPAL.
A constituição da Águas de Lisboa e Vale do Tejo integra o processo de reorganização das operações do Grupo Águas de Portugal, no âmbito da reestruturação do setor das águas preconizada pelo programa do XIX Governo constitucional, tendo por objetivos promover a obtenção de economias de escala que garantam sustentabilidade económica, social e ambiental dos serviços e assegurar maior equidade territorial e coesão social, diminuindo a disparidade tarifária resultante das especificidades dos diferentes sistemas e regiões do país.
Mesa da Assembleia Geral:
Presidente: Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Senhor Dr.
Álvaro dos Santos Amaro
Vice-Presidente: Dr. Paulo Manuel Marques Fernandes
Secretário: Ana Cristina Rebelo Pereira
Conselho de Administração:
Presidente executivo: José Manuel Leitão Sardinha Vogal executivo: Maria do Rosário da Silva Cardoso Águas (a qual assumirá funções de vice-presidente, mediante designação a efetivar nos termos do artigo 20.º, n.º 3, dos Estatutos) Vogal executivo: Maria do Rosário Mayoral Robles Machado Simões Ventura Vogal executivo: Luísa Maria Branco dos Santos Mota Delgado Vogal não executivo: Presidente da Câmara Municipal do Crato, José Correia da Luz Vogal não executivo: Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Gabriel Paixão Calixto Vogal não executivo: Presidente da Câmara Municipal de Entroncamento, José Manuel Alves de Faria
Conselho Fiscal:
Presidente: Saskia Márcia Ferreira Lopes Vogal efetivo: Luis Miguel Barros Martins Damas Vogal efetivo: Maria do Carmo dos Reis e Silva Mendes Vogal Suplente: José Manuel de Almeida
Comissão de Vencimentos:
Presidente: Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio
Vogal: Duarte de Almada Cardoso Veiga da Cunha,
Vogal: Paulo Jorge Pinto da Silva
0 Comentários