Do encontro saiu um grupo de trabalho, composto por uma equipa de psicólogos, um dos serviços de psicologia de cada parceiro (Agrupamento, Externato, EPN, CERCINA e Município), e apresentada a conclusão do levantamento já efetuado acerca desta questão da saída de alunos para estabelecimentos de ensino de concelhos vizinhos.
“Tivemos a perceção que, apesar da diminuição demográfica existente, a população estudantil continuou a crescer em escolas de concelhos vizinhos e a diminuir no concelho da Nazaré”, disse Manuel Sequeira, Vice-Presidente da Câmara e representante do Município nesta equipa de trabalho, adiantando que a “ideia é encontrar uma resposta ao êxodo, e atrair, ao mesmo tempo, mais alunos à rede de escolas do concelho”.
Com o objetivo de colocar as escolas a trabalhar em rede, vão ser lançadas várias iniciativas, tais como um logotipo que identifique o sistema e o slogan “Da nossa Escola vê-se o mar” [da autoria de Liliana Zarro Balau]; assim como um folheto onde estará reunida toda a oferta educativa existente no concelho.
“Serão, ainda, preparados planos anuais de atividades conjuntas e lançado um questionário aos alunos do 4, 6º e 9º ano de escolaridade”, explicou o Vice-Presidente do Município.
Ainda de acordo com o responsável, a ideia da estratégia, que está a ser delineada para o ensino, é que “esta seja articulada entre os vários estabelecimentos”.
Incentivar os professores a serem os primeiros a criar o gosto aos alunos por estudar nos estabelecimentos de ensino da Nazaré é outro objetivo deste grupo de trabalho.
0 Comentários