Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 16° C
17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 18° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C

Comunidades costeiras da região Oeste querem 7,3 milhões de euros de apoios comunitários

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Grupo de Ação Local (GAL) da Pesca do Oeste espera vir a gerir fundos comunitários no valor de 5,9 milhões de euros do Fundo Europeu das Pescas e Assuntos Marítimos, quase meio milhão de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e quase um milhão de euros do Fundo Social Europeu, de acordo com um comunicado divulgado por aquela entidade.

O investimento público, para apoiar projetos até dez milhões de euros, pode vir a ser assim superior ao que existiu no anterior quadro comunitário, com três milhões de euros.

O GAL Pesca Oeste abrange os municípios de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Lourinhã e Torres Vedras e vai apoiar projetos das respetivas comunidades piscatórias e costeiras que se destaquem pelo empreendedorismo e pela inovação na valorização e promoção do seu património natural e cultural.

Esta região, onde se localizam 45,6% das embarcações e 40% dos pescadores do Centro do país, é responsável por 45% do pescado fresco desembarcado e por 61% do valor faturado nesta área.

Mais de 20 entidades ligadas à fileira das pescas, entre municípios, empresas, escolas, associações e sindicatos, assinaram no passado dia 11 , em Peniche, o protocolo de parceria, com vista à criação do GAL Pesca Oeste.

O GAL Pesca Oeste, destinado a gerir fundos comunitários até 2020, vai ser gerido pela Associação Para o Desenvolvimento de Peniche (Adepe), à semelhança do que aconteceu com o Grupo de Ação Costeira do Oeste 2007-2013.

No anterior quadro comunitário, foram submetidas 72 candidaturas, das quais 49 foram aprovadas e estão a ser finalizadas até ao final deste ano, tendo sido apoiadas com três milhões de euros para um total de cinco milhões de euros de investimento.

A Adepe vai ainda candidatar-se a liderar uma estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária para Peniche.

A estratégia, para a qual os parceiros esperam vir a ter 1,9 milhões de fundos comunitários, é direcionada ao desenvolvimento social de Peniche, através da promoção da empregabilidade, do empreendedorismo social e da inovação, dotando os residentes de competências pessoais, sociais e profissionais para melhor acederem ao mercado de trabalho, combatendo assim a exclusão social.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Ampliaqua instala-se com inovação e investigação no Porto da Nazaré

A maior unidade de aquaponia do país que combina aquacultura e hidroponia livre de produtos químicos A AmpliAqua®️, uma empresa inovadora no campo da aquacultura, que combina aquacultura e hidroponia de forma sustentável, anunciou, em abril, a sua instalação no...

Ampliaqua

Regulamento da ALEB apresentado na Junta de Freguesia da Benedita

A apresentação da versão final do regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita, que já contempla já os contributos prestados pelos membros da assembleia de freguesia, que marcaram presença na reunião de câmara descentralizada, do passado dia 21 de...

aleb