Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 17° C
10° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 16° C
“Largarem Barques e Remes”

Concurso para a Marcha de Carnaval 2015

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está aberto o Concurso para Marcha Geral do Carnaval da Nazaré 2015, que tem como mote "Largarem Barques e Remes". Os trabalhos concorrentes, que devem constar de letras e música originais, devem ser entregues até às 19h00 do dia 12 de janeiro, na Câmara Municipal da Nazaré.

Os interessados devem fazer chegar os seus trabalhos gravados com arranjo musical em cassete/CD, com a respetiva letra e música. A Câmara Municipal da Nazaré adquire a Marcha vencedora, pelo valor de 250 euros, ficando detentora dos direitos reservados. As gravações das marchas concorrentes a este Concurso são propriedade da Câmara Municipal da Nazaré. Para mais informações, deve ser consultado o regulamento da marcha do Carnaval.

A festa do Carnaval na Nazaré distingue-se pela sua espontaneidade e pela forma profunda como é vivido pelas gentes locais. Começa, oficialmente, como é tradição, no dia 3 de Fevereiro, com a Festa de S. Brás.

Carnaval da Nazaré: “Largarem Barques e Remes”

O Carnaval da Nazaré 2015 já tem mote. Após uma reunião com os grupos de carnaval, foi aprovado o mote “Largarem Barques e Remes”.

Fazendo jus à tradição, o carnaval da Nazaré tem como tema principal (o chamado “mote”) uma expressão nazarena.

E, uma vez dado o mote, tem início a agitação dos foliões. Começam-se a escrever marchas inspiradas no tema, e marchas para cada um dos múltiplos grupos carnavalescos. As salas de carnaval agendam os seus bailes e os grupos atarefam-se nos preparativos para máscaras e carros alegóricos, a pensar nos desfiles de domingo e terça-feira gordos.

Na tradição do chamado “carnaval trapalhão” e popular, o Entrudo na Nazaré distingue-se pela sua espontaneidade e pela forma profunda como é vivido pelas gentes locais. Mais do que um evento organizado em função dos habituais corsos, é um sentimento profundamente enraizado na matriz cultural popular que se traduz num espírito folião próprio. Os bailes de máscaras, as cegadas, as bandas infernais e as marchas de carnaval são demonstrações únicas de um carnaval que começa na Festa de S. Brás (a 3 de Fevereiro) e se prolonga até à Quarta-Feira de Cinzas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Município da Nazaré Premiado em Voluntariado Jovem

O Município da Nazaré conquistou o 3.º lugar nos Prémios de Voluntariado Jovem – Boas Práticas, promovidos pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), numa cerimónia realizada no Centro de Juventude de Lisboa, no dia 22 de novembro. Pelo terceiro...

voluntariado1