Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C
19° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C

Documentário “Nazaré, terra de milagres” venceu Prémio no “Gardunha Fest. 2014?

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu em maio a 2.ª edição do Gardunha Fest, do Fundão, um festival de curtas-metragens, sob o tema “Paranormal”, tendo “Nazaré, terra de milagres”, de Pedro Santasmarinas, vencido na categoria Documentário.

Entre 17 filmes a concurso, nas categorias de Ficção, Animação e Documentário, o filme preferido do público, que coincidiu com a decisão do júri na categoria Ficção, foi “O Homem que remava o barco”, de Bruno Rosa.

“Nazaré Terra de Milagres”, de Pedro Santasmarinas, é uma curta-metragem portuguesa que recupera a lenda da fundação da vila, relatando que, pelo ano de 1182, a Virgem ali apareceu, ao templário D. Fuas Roupinho, e o salvou da morte.

É neste espírito de recuperação dos mitos e lendas que uma equipa ali se desloca e pretende não só desenvolver um conjunto de entrevistas aos locais como também para perceber qual a veracidade da mesma ou se, por sua vez, a vila esconde um longo passado de “visitas” extraterrestres que poucos querem equacionar como verdade.

Esta curta-metragem, muito ao estilo mockumentary, consegue a proeza de em diversos momentos nos iludir quanto à sua real intenção. Se se inicia com o intuito de nos presentear com um conjunto das já referidas entrevistas onde conhecemos alguns dos locais com as suas diversas teorias sobre o assunto, não é menos verdade que rapidamente insere o tema de falso documentário em que a equipa de investigadores se coloca a caminho de, eles próprios e em primeira pessoa, perceberem o que por ali se passa.

O documentário deixa, em aberto, a questão: Se “somos” tão relutantes quanto à questão de sermos “visitados” por seres de outros planetas, por que motivo aceitamos com tanta facilidade a vinda de uma figura religiosa cuja única “prova” em que se baseia é a crença e os ditos populares? Pergunta esta que ficará com a resposta que cada um de nós achar mais correcta.

“Gardunha Fest. 2014? é um festival, organizado pela Histérico – Associação de Artes, em parceria com o município do Fundão, reuniu a comunidade e pessoas de fora, para apreciarem e valorizarem a cultura, e descobrirem alguns segredos da Gardunha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Várias demissões da Fundação Mário Botas geram preocupação

O processo de abertura do Museu Mário Botas, em homenagem ao pintor nazareno, continua incerto. A última data anunciada para a inauguração, prevista para 23 de dezembro de 2024, foi mais uma vez adiada, somando-se a uma série de promessas não cumpridas. A situação...

Fundacao