Q

Previsão do tempo

20° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
19° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C
21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 24° C

Documentário “Nazaré, terra de milagres” venceu Prémio no “Gardunha Fest. 2014?

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu em maio a 2.ª edição do Gardunha Fest, do Fundão, um festival de curtas-metragens, sob o tema “Paranormal”, tendo “Nazaré, terra de milagres”, de Pedro Santasmarinas, vencido na categoria Documentário.

Entre 17 filmes a concurso, nas categorias de Ficção, Animação e Documentário, o filme preferido do público, que coincidiu com a decisão do júri na categoria Ficção, foi “O Homem que remava o barco”, de Bruno Rosa.

“Nazaré Terra de Milagres”, de Pedro Santasmarinas, é uma curta-metragem portuguesa que recupera a lenda da fundação da vila, relatando que, pelo ano de 1182, a Virgem ali apareceu, ao templário D. Fuas Roupinho, e o salvou da morte.

É neste espírito de recuperação dos mitos e lendas que uma equipa ali se desloca e pretende não só desenvolver um conjunto de entrevistas aos locais como também para perceber qual a veracidade da mesma ou se, por sua vez, a vila esconde um longo passado de “visitas” extraterrestres que poucos querem equacionar como verdade.

Esta curta-metragem, muito ao estilo mockumentary, consegue a proeza de em diversos momentos nos iludir quanto à sua real intenção. Se se inicia com o intuito de nos presentear com um conjunto das já referidas entrevistas onde conhecemos alguns dos locais com as suas diversas teorias sobre o assunto, não é menos verdade que rapidamente insere o tema de falso documentário em que a equipa de investigadores se coloca a caminho de, eles próprios e em primeira pessoa, perceberem o que por ali se passa.

O documentário deixa, em aberto, a questão: Se “somos” tão relutantes quanto à questão de sermos “visitados” por seres de outros planetas, por que motivo aceitamos com tanta facilidade a vinda de uma figura religiosa cuja única “prova” em que se baseia é a crença e os ditos populares? Pergunta esta que ficará com a resposta que cada um de nós achar mais correcta.

“Gardunha Fest. 2014? é um festival, organizado pela Histérico – Associação de Artes, em parceria com o município do Fundão, reuniu a comunidade e pessoas de fora, para apreciarem e valorizarem a cultura, e descobrirem alguns segredos da Gardunha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gravíssimo! 2023 com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 13.ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves de Alcobaça, que este ano se realiza de 28 de agosto a 2 de setembro.  Em 2023, este evento dedicado às tubas, trombones e eufónios apresenta uma...

b0988343 8d26 4e5b b7e6 411f4467a3b5

Obras de Arte dão as boas-vindas à entrada no concelho da Nazaré

Município consulta nazarenos sobre a melhor localização para a estátua dedicada à mulher O Município da Nazaré decidiu consultar residentes e todos os interessados sobre a melhor localização para a instalação de uma das obras de arte que vão passar a estar...

estatua

Biblioteca da Nazaré celebra 84 anos

A Biblioteca da Nazaré, uma Coletividade instalada na sede do concelho, comemorou o seu octogésimo quarto aniversário no passado dia 2 de abril. Esta Coletividade, responsável pela Feira do Livro que se realiza todos os anos, pelo verão, “tem sido um local de...

biblioteca