Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
14° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C

Documentário “Nazaré, terra de milagres” venceu Prémio no “Gardunha Fest. 2014?

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu em maio a 2.ª edição do Gardunha Fest, do Fundão, um festival de curtas-metragens, sob o tema “Paranormal”, tendo “Nazaré, terra de milagres”, de Pedro Santasmarinas, vencido na categoria Documentário.

Entre 17 filmes a concurso, nas categorias de Ficção, Animação e Documentário, o filme preferido do público, que coincidiu com a decisão do júri na categoria Ficção, foi “O Homem que remava o barco”, de Bruno Rosa.

“Nazaré Terra de Milagres”, de Pedro Santasmarinas, é uma curta-metragem portuguesa que recupera a lenda da fundação da vila, relatando que, pelo ano de 1182, a Virgem ali apareceu, ao templário D. Fuas Roupinho, e o salvou da morte.

É neste espírito de recuperação dos mitos e lendas que uma equipa ali se desloca e pretende não só desenvolver um conjunto de entrevistas aos locais como também para perceber qual a veracidade da mesma ou se, por sua vez, a vila esconde um longo passado de “visitas” extraterrestres que poucos querem equacionar como verdade.

Esta curta-metragem, muito ao estilo mockumentary, consegue a proeza de em diversos momentos nos iludir quanto à sua real intenção. Se se inicia com o intuito de nos presentear com um conjunto das já referidas entrevistas onde conhecemos alguns dos locais com as suas diversas teorias sobre o assunto, não é menos verdade que rapidamente insere o tema de falso documentário em que a equipa de investigadores se coloca a caminho de, eles próprios e em primeira pessoa, perceberem o que por ali se passa.

O documentário deixa, em aberto, a questão: Se “somos” tão relutantes quanto à questão de sermos “visitados” por seres de outros planetas, por que motivo aceitamos com tanta facilidade a vinda de uma figura religiosa cuja única “prova” em que se baseia é a crença e os ditos populares? Pergunta esta que ficará com a resposta que cada um de nós achar mais correcta.

“Gardunha Fest. 2014? é um festival, organizado pela Histérico – Associação de Artes, em parceria com o município do Fundão, reuniu a comunidade e pessoas de fora, para apreciarem e valorizarem a cultura, e descobrirem alguns segredos da Gardunha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Histórias Felizes na Biblioteca Municipal José Soares

“Histórias Felizes”, livro escrito por Susana Figueira com ilustração de Tatiana Dolgova, foi apresentado aos leitores, no passado sábado, dia 2 de março, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Publicado em dezembro de 2023, pela Flamingo...

prof susana

Cistermúsica Sacra decorre em Alcobaça de 16 a 31 de março

A segunda edição do Cistermúsica Sacra vai realizar-se em Alcobaça, de 16 a 31 de março, dedicada ao tema: “A Música Coral no Mosteiro de Alcobaça”, com direção artística de Pedro Teixeira e Tiago Morin. O evento destina-se a dois grupos com currículos e contextos...

“O Segredo da Lagoa Escura” Nuno Matos Valente vence Prémio Nacional

A obra “O Segredo da Lagoa Escura”, da autoria do escritor Nuno Matos Valente, residente em Alcobaça, foi a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Nacional Literário João de Deus (PNLJD), dedicada à literatura infantil e juvenil. A iniciativa é promovida pelo...

nuno matos valente