Documentário “Nazaré, terra de milagres” venceu Prémio no “Gardunha Fest. 2014?

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu em maio a 2.ª edição do Gardunha Fest, do Fundão, um festival de curtas-metragens, sob o tema “Paranormal”, tendo “Nazaré, terra de milagres”, de Pedro Santasmarinas, vencido na categoria Documentário.

Entre 17 filmes a concurso, nas categorias de Ficção, Animação e Documentário, o filme preferido do público, que coincidiu com a decisão do júri na categoria Ficção, foi “O Homem que remava o barco”, de Bruno Rosa.

“Nazaré Terra de Milagres”, de Pedro Santasmarinas, é uma curta-metragem portuguesa que recupera a lenda da fundação da vila, relatando que, pelo ano de 1182, a Virgem ali apareceu, ao templário D. Fuas Roupinho, e o salvou da morte.

É neste espírito de recuperação dos mitos e lendas que uma equipa ali se desloca e pretende não só desenvolver um conjunto de entrevistas aos locais como também para perceber qual a veracidade da mesma ou se, por sua vez, a vila esconde um longo passado de “visitas” extraterrestres que poucos querem equacionar como verdade.

Esta curta-metragem, muito ao estilo mockumentary, consegue a proeza de em diversos momentos nos iludir quanto à sua real intenção. Se se inicia com o intuito de nos presentear com um conjunto das já referidas entrevistas onde conhecemos alguns dos locais com as suas diversas teorias sobre o assunto, não é menos verdade que rapidamente insere o tema de falso documentário em que a equipa de investigadores se coloca a caminho de, eles próprios e em primeira pessoa, perceberem o que por ali se passa.

O documentário deixa, em aberto, a questão: Se “somos” tão relutantes quanto à questão de sermos “visitados” por seres de outros planetas, por que motivo aceitamos com tanta facilidade a vinda de uma figura religiosa cuja única “prova” em que se baseia é a crença e os ditos populares? Pergunta esta que ficará com a resposta que cada um de nós achar mais correcta.

“Gardunha Fest. 2014? é um festival, organizado pela Histérico – Associação de Artes, em parceria com o município do Fundão, reuniu a comunidade e pessoas de fora, para apreciarem e valorizarem a cultura, e descobrirem alguns segredos da Gardunha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda

Lúcia Loureiro é a candidata do Chega à Câmara Municipal da Nazaré

Lúcia Loureiro será a cabeça de lista do Chega à Câmara da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para setembro ou outubro deste ano. Em declarações ao nosso jornal, a candidata afirmou que aceitou "com orgulho, gratidão e, sobretudo, responsabilidade"...

Lucia Loureiro22222