Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
16° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Documentário “Nazaré, terra de milagres” venceu Prémio no “Gardunha Fest. 2014?

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Decorreu em maio a 2.ª edição do Gardunha Fest, do Fundão, um festival de curtas-metragens, sob o tema “Paranormal”, tendo “Nazaré, terra de milagres”, de Pedro Santasmarinas, vencido na categoria Documentário.

Entre 17 filmes a concurso, nas categorias de Ficção, Animação e Documentário, o filme preferido do público, que coincidiu com a decisão do júri na categoria Ficção, foi “O Homem que remava o barco”, de Bruno Rosa.

“Nazaré Terra de Milagres”, de Pedro Santasmarinas, é uma curta-metragem portuguesa que recupera a lenda da fundação da vila, relatando que, pelo ano de 1182, a Virgem ali apareceu, ao templário D. Fuas Roupinho, e o salvou da morte.

É neste espírito de recuperação dos mitos e lendas que uma equipa ali se desloca e pretende não só desenvolver um conjunto de entrevistas aos locais como também para perceber qual a veracidade da mesma ou se, por sua vez, a vila esconde um longo passado de “visitas” extraterrestres que poucos querem equacionar como verdade.

Esta curta-metragem, muito ao estilo mockumentary, consegue a proeza de em diversos momentos nos iludir quanto à sua real intenção. Se se inicia com o intuito de nos presentear com um conjunto das já referidas entrevistas onde conhecemos alguns dos locais com as suas diversas teorias sobre o assunto, não é menos verdade que rapidamente insere o tema de falso documentário em que a equipa de investigadores se coloca a caminho de, eles próprios e em primeira pessoa, perceberem o que por ali se passa.

O documentário deixa, em aberto, a questão: Se “somos” tão relutantes quanto à questão de sermos “visitados” por seres de outros planetas, por que motivo aceitamos com tanta facilidade a vinda de uma figura religiosa cuja única “prova” em que se baseia é a crença e os ditos populares? Pergunta esta que ficará com a resposta que cada um de nós achar mais correcta.

“Gardunha Fest. 2014? é um festival, organizado pela Histérico – Associação de Artes, em parceria com o município do Fundão, reuniu a comunidade e pessoas de fora, para apreciarem e valorizarem a cultura, e descobrirem alguns segredos da Gardunha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1