Temporal provoca subida da água e várias inundações

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A chuva que caiu na semana passada provocou várias inundações e obrigou ao corte de algumas estradas, no concelho de Alcobaça. Os rios e levadas encheram-se de água e transbordaram para a estrada.

“Na cidade, algumas vias ficaram cortadas à circulação automóvel e o mesmo aconteceu em Mendalvo (Évora de Alcobaça)”, na terça-feira da semana passada, informou o comandante dos bombeiros voluntários, Mário Cerol.

A subida do caudal do rio Alcoa obrigou à retirada de treze pessoas do interior Hotel das Termas da Piedade, Your Hotel & SPA de Alcobaça (Vestiaria). A operação envolveu os bombeiros de Alcobaça e da Nazaré, que usaram botes de borracha para o resgate das pessoas.

O antigo hotel das Termas da Piedade ficou rodeado de água, que atingiu a altura de um homem. Ficou com os jardins alagados e piscina exterior inundada. Teve que encerrar para manutenção.

Além da retirada de emergência das 13 pessoas que se encontravam no hotel, a água que se juntou junto àquela unidade hoteleira provocou a submersão de vários veículos automóveis que ali se encontravam estacionados.

Ainda na Fervença (Maiorga), “um homem de 80 anos foi apanhado pela enxurrada e o seu carro empurrado para dentro do rio”. Todos foram surpreendidos com a rápida subida do caudal do rio e as sucessivas inundações provocadas, nalguns locais com mais de meio metro de altura.

Dentro da cidade, a área residencial do Lameirão foi das mais afetadas com a subida do nível das águas na Levada; “provocando inundações e cortes de estrada, tendo o mesmo acontecido na Rua Frei Fortunato; e na EN 8, no Vale Conqueiro (Mendalvo), onde rio galgou as margens para a estrada”, informou, ainda, o comandante dos Bombeiros de Alcobaça.

Em Valado dos Frades, o rio galgou das margens e entrou na estrada 8-5, que liga Alcobaça à Nazaré.

Entre esta vila e a fervença (Alcobaça), os campos agrícolas encheram-se de água e muitas culturas hortícolas foram, seguramente, perdidas.

Na freguesia de Cós, a estrutura de uma ponte ruiu, o rio galgou para a estrada, deixando alguns acessos intransitáveis e uma autêntica piscina em redor do Mosteiro.

O cálculo aos prejuízos ainda não foi concluído, mas o presidente da Câmara, Paulo Inácio, afirmou que tem como prioridade “ajudar a população e resolver o problema do rombo no rio Alcoa, junto ao caminho-de-ferro, que provocou inundações no concelho da Nazaré”.

“É prematuro quantificar os prejuízos”, referiu o autarca, que se manifestou preocupado com o estado em que ficou o concelho devido às intempéries, “causadoras de elevados prejuízos às nossas populações”.

De acordo com o autarca, logo que estejam reunidas condições de segurança, “serão efetuadas as reparações dos estragos causados pelo mau tempo”, nomeadamente em infraestruturas e estradas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda