Q

Previsão do tempo

26° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C
26° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
26° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C

Temporal provoca subida da água e várias inundações

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A chuva que caiu na semana passada provocou várias inundações e obrigou ao corte de algumas estradas, no concelho de Alcobaça. Os rios e levadas encheram-se de água e transbordaram para a estrada.

“Na cidade, algumas vias ficaram cortadas à circulação automóvel e o mesmo aconteceu em Mendalvo (Évora de Alcobaça)”, na terça-feira da semana passada, informou o comandante dos bombeiros voluntários, Mário Cerol.

A subida do caudal do rio Alcoa obrigou à retirada de treze pessoas do interior Hotel das Termas da Piedade, Your Hotel & SPA de Alcobaça (Vestiaria). A operação envolveu os bombeiros de Alcobaça e da Nazaré, que usaram botes de borracha para o resgate das pessoas.

O antigo hotel das Termas da Piedade ficou rodeado de água, que atingiu a altura de um homem. Ficou com os jardins alagados e piscina exterior inundada. Teve que encerrar para manutenção.

Além da retirada de emergência das 13 pessoas que se encontravam no hotel, a água que se juntou junto àquela unidade hoteleira provocou a submersão de vários veículos automóveis que ali se encontravam estacionados.

Ainda na Fervença (Maiorga), “um homem de 80 anos foi apanhado pela enxurrada e o seu carro empurrado para dentro do rio”. Todos foram surpreendidos com a rápida subida do caudal do rio e as sucessivas inundações provocadas, nalguns locais com mais de meio metro de altura.

Dentro da cidade, a área residencial do Lameirão foi das mais afetadas com a subida do nível das águas na Levada; “provocando inundações e cortes de estrada, tendo o mesmo acontecido na Rua Frei Fortunato; e na EN 8, no Vale Conqueiro (Mendalvo), onde rio galgou as margens para a estrada”, informou, ainda, o comandante dos Bombeiros de Alcobaça.

Em Valado dos Frades, o rio galgou das margens e entrou na estrada 8-5, que liga Alcobaça à Nazaré.

Entre esta vila e a fervença (Alcobaça), os campos agrícolas encheram-se de água e muitas culturas hortícolas foram, seguramente, perdidas.

Na freguesia de Cós, a estrutura de uma ponte ruiu, o rio galgou para a estrada, deixando alguns acessos intransitáveis e uma autêntica piscina em redor do Mosteiro.

O cálculo aos prejuízos ainda não foi concluído, mas o presidente da Câmara, Paulo Inácio, afirmou que tem como prioridade “ajudar a população e resolver o problema do rombo no rio Alcoa, junto ao caminho-de-ferro, que provocou inundações no concelho da Nazaré”.

“É prematuro quantificar os prejuízos”, referiu o autarca, que se manifestou preocupado com o estado em que ficou o concelho devido às intempéries, “causadoras de elevados prejuízos às nossas populações”.

De acordo com o autarca, logo que estejam reunidas condições de segurança, “serão efetuadas as reparações dos estragos causados pelo mau tempo”, nomeadamente em infraestruturas e estradas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Sporting vence a Liga Portugal Legends 2024

O Sporting venceu o SC Braga no desempate por penáltis e conquistou a Taçada Liga Portugal Legends 2024. A competição decorreu este fim-de-semana noEstádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré. O jogo da final, que terminou empatado a 2-2, ficou marcado pela...

452324215 1034427828049236 889278635207310373 n 1

Nazaré é uma praia certificada pela ISO 13009:2015

A praia hasteou as bandeiras e certificação de qualidade numa sessão pública Está implementada a Norma ISO 13009:2015 (Serviços de turismo e afins – Requisitos e recomendações para operar numa praia), um instrumento de monitorização e melhoria contínua, de...

bandeiras

Capitão de Abril Salgueiro Maia foi homenageado em Alcobaça

Duas obras de homenagem ao capitão Salgueiro Maia, herói da Revolução de 25 de Abril, feitas em pedra, da autoria dos artistas Carlos Oliveira, das Caldas da Rainha, e de Rui Basílio, de Porto de Mós, foram apresentadas, no passado dia 3 de julho, nas instalações...

salgeiro maia