Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 23° C
18° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 26° C
19° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 30° C
  • Thursday 27° C

Temporal provoca subida da água e várias inundações

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A chuva que caiu na semana passada provocou várias inundações e obrigou ao corte de algumas estradas, no concelho de Alcobaça. Os rios e levadas encheram-se de água e transbordaram para a estrada.

“Na cidade, algumas vias ficaram cortadas à circulação automóvel e o mesmo aconteceu em Mendalvo (Évora de Alcobaça)”, na terça-feira da semana passada, informou o comandante dos bombeiros voluntários, Mário Cerol.

A subida do caudal do rio Alcoa obrigou à retirada de treze pessoas do interior Hotel das Termas da Piedade, Your Hotel & SPA de Alcobaça (Vestiaria). A operação envolveu os bombeiros de Alcobaça e da Nazaré, que usaram botes de borracha para o resgate das pessoas.

O antigo hotel das Termas da Piedade ficou rodeado de água, que atingiu a altura de um homem. Ficou com os jardins alagados e piscina exterior inundada. Teve que encerrar para manutenção.

Além da retirada de emergência das 13 pessoas que se encontravam no hotel, a água que se juntou junto àquela unidade hoteleira provocou a submersão de vários veículos automóveis que ali se encontravam estacionados.

Ainda na Fervença (Maiorga), “um homem de 80 anos foi apanhado pela enxurrada e o seu carro empurrado para dentro do rio”. Todos foram surpreendidos com a rápida subida do caudal do rio e as sucessivas inundações provocadas, nalguns locais com mais de meio metro de altura.

Dentro da cidade, a área residencial do Lameirão foi das mais afetadas com a subida do nível das águas na Levada; “provocando inundações e cortes de estrada, tendo o mesmo acontecido na Rua Frei Fortunato; e na EN 8, no Vale Conqueiro (Mendalvo), onde rio galgou as margens para a estrada”, informou, ainda, o comandante dos Bombeiros de Alcobaça.

Em Valado dos Frades, o rio galgou das margens e entrou na estrada 8-5, que liga Alcobaça à Nazaré.

Entre esta vila e a fervença (Alcobaça), os campos agrícolas encheram-se de água e muitas culturas hortícolas foram, seguramente, perdidas.

Na freguesia de Cós, a estrutura de uma ponte ruiu, o rio galgou para a estrada, deixando alguns acessos intransitáveis e uma autêntica piscina em redor do Mosteiro.

O cálculo aos prejuízos ainda não foi concluído, mas o presidente da Câmara, Paulo Inácio, afirmou que tem como prioridade “ajudar a população e resolver o problema do rombo no rio Alcoa, junto ao caminho-de-ferro, que provocou inundações no concelho da Nazaré”.

“É prematuro quantificar os prejuízos”, referiu o autarca, que se manifestou preocupado com o estado em que ficou o concelho devido às intempéries, “causadoras de elevados prejuízos às nossas populações”.

De acordo com o autarca, logo que estejam reunidas condições de segurança, “serão efetuadas as reparações dos estragos causados pelo mau tempo”, nomeadamente em infraestruturas e estradas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Formiga anuncia candidatura à concelhia do PS Nazaré

João A. Portugal Formiga, Presidente da Junta de Freguesia da Nazaré, anunciou, nas redes sociais, que é candidato à presidência da concelhia local do Partido Socialista. “No panorama político atual, onde uma parte da direita e outra parte da esquerda, se têm...

joao formiga

Real Abadia Congress & Spa Hotel comemora o 9º aniversário

O Real Abadia Congress & Spa Hotel está a comemorar o seu 9º aniversário.  Depois de dois anos em que o sector do turismo sofreu um forte abrandamento, a direção unidade, inaugurada em 2013, quer olhar para o futuro com confiança, e está fortemente...

real

PS pede campanha de sensibilização de Poupança de Água

O PS propôs uma campanha de sensibilização para necessidade de poupança de água. O inverno pouco chuvoso e a situação de país seca extrema e severa em que se encontra o país estão na origem desta proposta socialista à Câmara e SMAS – Serviços Municipalizados....

agua 1