Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C
18° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C

Descoberto teto do século XVII no Mosteiro de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi descoberto um teto único no Mosteiro de Alcobaça, já identificado pelo professor Jorge Serrão como um fresco do final do século XVII, segundo informação divulgada pela direção do monumento.

É um teto extremamente bonito, absolutamente extraordinário, não existia nenhum no mosteiro, e que no final das obras vai ficar à vista do público, afirmou Jorge Pereira de Sampaio, diretor do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

O fresco foi descoberto durante as obras de conservação e restauro em curso na Sala das Conclusões, uma das “principais salas de reunião dos monges e que chegou a ser também a Sala dos Reis”, disse o responsável.

O espaço foi mais recentemente usado durante vários anos como repartição de finanças e a pintura encontrava-se coberta por uma camada de cal. A autoria da pintura é atribuída a um pintor do final do século XVII.

A obra de restauro, ainda em curso, irá permitir a reintegração de alguns azulejos em falta naquela sala, que abrirá ao público ao público, embora se equacione, também, a sua musealização, como sala de conferências, ou ainda como loja do próprio edifício.

A descoberta foi anunciada no âmbito de uma deslocação do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que visitou as obras de restauro em curso por várias alas do mosteiro num investimento que ronda os 800 mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Autarcas de Alcobaça apelam a mais investimentos ao Ministro da Economia

Aproveitando a visita do Ministro da Economia, Pedro Reis, os autarcas locais apresentaram alguns dos seus pedidos para a região. Durante a cerimónia de inauguração da ALEB, a presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Maria de Lurdes Pedro, aproveitou para...

ministro

TGV em Alcobaça poderá demolir mais de 40 habitações

A futura Linha de Alta Velocidade (TGV) irá impactar seis freguesias do concelho de Alcobaça, e a CFM está a ouvir os respetivos presidentes de junta para conhecer as suas opiniões e as preocupações dos fregueses. O presidente da Junta de Freguesia de Turquel, José...

TGV