Q

Previsão do tempo

20° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 20° C
21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C
21° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 23° C

Descoberto teto do século XVII no Mosteiro de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi descoberto um teto único no Mosteiro de Alcobaça, já identificado pelo professor Jorge Serrão como um fresco do final do século XVII, segundo informação divulgada pela direção do monumento.

É um teto extremamente bonito, absolutamente extraordinário, não existia nenhum no mosteiro, e que no final das obras vai ficar à vista do público, afirmou Jorge Pereira de Sampaio, diretor do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

O fresco foi descoberto durante as obras de conservação e restauro em curso na Sala das Conclusões, uma das “principais salas de reunião dos monges e que chegou a ser também a Sala dos Reis”, disse o responsável.

O espaço foi mais recentemente usado durante vários anos como repartição de finanças e a pintura encontrava-se coberta por uma camada de cal. A autoria da pintura é atribuída a um pintor do final do século XVII.

A obra de restauro, ainda em curso, irá permitir a reintegração de alguns azulejos em falta naquela sala, que abrirá ao público ao público, embora se equacione, também, a sua musealização, como sala de conferências, ou ainda como loja do próprio edifício.

A descoberta foi anunciada no âmbito de uma deslocação do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que visitou as obras de restauro em curso por várias alas do mosteiro num investimento que ronda os 800 mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro reabriu

O Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro (Bárrio) reabriu, mas ainda sem vigilante pedido pela Coordenação de Saúde. O posto esteve fechado devido à falta de recursos humanos na área da segurança, e reabre ainda sem todos os mecanismos obrigatórios assegurados. Filipa...