Q

Previsão do tempo

10° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
10° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
9° C
  • Wednesday 11° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C

Descoberto teto do século XVII no Mosteiro de Alcobaça

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi descoberto um teto único no Mosteiro de Alcobaça, já identificado pelo professor Jorge Serrão como um fresco do final do século XVII, segundo informação divulgada pela direção do monumento.

É um teto extremamente bonito, absolutamente extraordinário, não existia nenhum no mosteiro, e que no final das obras vai ficar à vista do público, afirmou Jorge Pereira de Sampaio, diretor do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

O fresco foi descoberto durante as obras de conservação e restauro em curso na Sala das Conclusões, uma das “principais salas de reunião dos monges e que chegou a ser também a Sala dos Reis”, disse o responsável.

O espaço foi mais recentemente usado durante vários anos como repartição de finanças e a pintura encontrava-se coberta por uma camada de cal. A autoria da pintura é atribuída a um pintor do final do século XVII.

A obra de restauro, ainda em curso, irá permitir a reintegração de alguns azulejos em falta naquela sala, que abrirá ao público ao público, embora se equacione, também, a sua musealização, como sala de conferências, ou ainda como loja do próprio edifício.

A descoberta foi anunciada no âmbito de uma deslocação do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que visitou as obras de restauro em curso por várias alas do mosteiro num investimento que ronda os 800 mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Timorenses acolhidos por Alcobaça aguardam ofertas de emprego

40 migrantes de nacionalidade timorense foram alojados na Pousada da Juventude de Alfeizerão, em Alcobaça. “São na maioria jovens entre os 20 e os 30 anos, que vieram encaminhados pela Segurança Social de Leiria”, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça,...

24ª Mostra Internacional Doces & Licores Conventuais regressa ao Mosteiro

De 17 a 20 de novembro, Alcobaça estará, uma vez mais, no mapa internacional dos eventos gastronómicos de excelência. A 24.ª edição da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça “tem como novidade o alargamento do espaço de exposição para três...

cornucopias