Promover, Incentivar e Premiar os casos de sucesso da agricultura, setor florestal e da agroindústria nacional são os principais objetivos deste prémio, cujas candidaturas podem ser entregues até 10 de novembro, e que irá distinguir casos notáveis de sucesso.
No passado dia 27 de setembro realizou-se a conferência de apresentação do evento e que contou com a participação de vários dirigentes do setor e do Secretário de Estado, José Diogo Albuquerque.
O evento contou com a realização de painéis de debate, como o “Cooperativismo na Abordagem aos Mercados Externos“, que teve a participação de Eduardo Santini, Administrador, Gelados Santini; Gonçalo Escudeiro, Director, Torriba; Jorge Soares, Presidente, APMA – Associação Produtores de Maçã de Alcobaça; e de Pedro Nuno Silva, Presidente da Direção, Coopval.
Um painel de debate institucional teve também lugar, que contou com a participação de Maria Celeste Hagatong, Administradora, Banco BPI S.A.; Maria do Carmo Martins, Secretária-Geral, COTHN – Centro
Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Português; Paulo Inácio,
Presidente, Câmara Municipal de Alcobaça e de Ricardo Brito Paes, Presidente, AJAP – Associação Portuguesa de Jovens Agricultores.
A sessão de encerramento institucional contou com José Diogo Albuquerque, Secretário de Estado da Agricultura
A união e cooperação entre agricultores foram defendidas neste evento como solução para o setor ganhar escala e crescer nos mercados internacionais.
O secretário de Estado disse, por sua vez, relativamente aos incentivos à instalação de jovens agricultores, que “estão a ser dados apoios para que os jovens consigam ingressar na agricultura com sucesso, tais como um conjunto de majorações para a instalação, financiamentos dos custos e bolsa de terras”.
0 Comentários