A condecoração foi atribuída em “consequência da sua extraordinária carreira de praticante de surf, marcada por desempenhos de excelência, e do exemplo de disciplina, perseverança, sacrifício e elevado profissionalismo, que contribuíram significativamente para a promoção e divulgação da Marinha e de Portugal”, informou a Marinha.
A Medalha Naval de Vasco da Gama, atribuída pela Marinha portuguesa, destina-se a galardoar “atos meritórios ou serviços relevantes prestados no mar ou em atividades com elas relacionadas”.
“É uma honra receber a condecoração da Marinha Portuguesa”, disse McNamara, que agradeceu o apoio da Marinha Portuguesa ao trabalho que tem vindo a desenvolver, nos últimos três anos, na Nazaré, no âmbito do projeto North Canyon.
Sobre a sua aventura neste projeto e as ondas que surfou na praia do Norte, na Nazaré, que correram mundo, Garrett afirmou: “isto levou-me a perceber que não importa de onde vens, o que tens, ou quais os recursos que tens. Tudo é possível e todos aqui em Portugal devem perceber isso”.
O chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes, destacou, por seu turno, o papel de McNamara na promoção da Marinha e de Portugal, afirmando que este “teve um grande impacto para o Instituto Hidrográfico e para a Marinha”, recordando que o surfista inspirou a criação de um site com previsões de surf, que apoiam aos atletas deste desporto, que se deslocam ao nosso país.
A cerimónia foi, ainda, acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso, e por Miguel Sousinha, presidente da Empresa Nazaré Qualifica.
0 Comentários