Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 18° C
16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 17° C
  • Sunday 18° C
Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Tertúlia “Jorge de Almeida Monteiro: pela arte e património da Nazaré”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu Dr. Joaquim Manso, em colaboração com a Universidade Sénior da Nazaré e Museu Municipal do Bombarral, realiza no próximo dia 18, às 15 horas, a Tertúlia “Jorge de Almeida Monteiro: pela arte e património da Nazaré”, evocativa de um artista com significativo compromisso na preservação e divulgação do património da Nazaré.

A iniciativa surge no âmbito do programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Dr. Joaquim Manso.

A tertúlia contará com a presença de individualidades que conheceram de perto o autor, do ponto de vista artístico e da sua ação cultural, nomeadamente Saavedra Machado (primeiro diretor do Museu Dr. Joaquim Manso), José Soares e José Carlos Codinha (Nazaré), Mestre Ferreira da Silva (Caldas da Rainha) e José Ramiro (Bombarral).

Esta iniciativa integra-se na exposição “Jorge de Almeida Monteiro: pela arte e património da Nazaré”, aberta ao público no Museu Dr. Joaquim Manso até 5 de maio.

Jorge de Almeida Monteiro

Artista natural do Bombarral, Jorge de Almeida Monteiro iniciou a sua formação na Escola Industrial e Comercial das Caldas da Rainha. Mas, cedo dedicou grande afeto à Nazaré, onde residia na “Vivenda Atalanta”.

Próximo de artistas e intelectuais de ambiente marcadamente neorrealista, foi responsável pela vinda de Júlio Pomar à Nazaré, no outono de 1951. Dedicou-se sobretudo à cerâmica e ao cobre martelado, deixando ainda assinalável trabalho na gravura, onde manchas negras dão corpo a gentes e cenários do trabalho piscatório nazareno.

A sua sensibilidade levou-o também a desenvolver um gosto especial pelo património cultural, nomeadamente pela arqueologia, e a desempenhar um papel relevante na organização do Museu da Nazaré.

Esta exposição mostra, pela primeira vez na Nazaré, os trabalhos do autor pertencentes ao Museu Municipal do Bombarral, numa seleção de trabalhos relacionados com a temática marítima.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Várias demissões da Fundação Mário Botas geram preocupação

O processo de abertura do Museu Mário Botas, em homenagem ao pintor nazareno, continua incerto. A última data anunciada para a inauguração, prevista para 23 de dezembro de 2024, foi mais uma vez adiada, somando-se a uma série de promessas não cumpridas. A situação...

Fundacao