Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Tertúlia “Jorge de Almeida Monteiro: pela arte e património da Nazaré”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu Dr. Joaquim Manso, em colaboração com a Universidade Sénior da Nazaré e Museu Municipal do Bombarral, realiza no próximo dia 18, às 15 horas, a Tertúlia “Jorge de Almeida Monteiro: pela arte e património da Nazaré”, evocativa de um artista com significativo compromisso na preservação e divulgação do património da Nazaré.

A iniciativa surge no âmbito do programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Museu Dr. Joaquim Manso.

A tertúlia contará com a presença de individualidades que conheceram de perto o autor, do ponto de vista artístico e da sua ação cultural, nomeadamente Saavedra Machado (primeiro diretor do Museu Dr. Joaquim Manso), José Soares e José Carlos Codinha (Nazaré), Mestre Ferreira da Silva (Caldas da Rainha) e José Ramiro (Bombarral).

Esta iniciativa integra-se na exposição “Jorge de Almeida Monteiro: pela arte e património da Nazaré”, aberta ao público no Museu Dr. Joaquim Manso até 5 de maio.

Jorge de Almeida Monteiro

Artista natural do Bombarral, Jorge de Almeida Monteiro iniciou a sua formação na Escola Industrial e Comercial das Caldas da Rainha. Mas, cedo dedicou grande afeto à Nazaré, onde residia na “Vivenda Atalanta”.

Próximo de artistas e intelectuais de ambiente marcadamente neorrealista, foi responsável pela vinda de Júlio Pomar à Nazaré, no outono de 1951. Dedicou-se sobretudo à cerâmica e ao cobre martelado, deixando ainda assinalável trabalho na gravura, onde manchas negras dão corpo a gentes e cenários do trabalho piscatório nazareno.

A sua sensibilidade levou-o também a desenvolver um gosto especial pelo património cultural, nomeadamente pela arqueologia, e a desempenhar um papel relevante na organização do Museu da Nazaré.

Esta exposição mostra, pela primeira vez na Nazaré, os trabalhos do autor pertencentes ao Museu Municipal do Bombarral, numa seleção de trabalhos relacionados com a temática marítima.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobacense Churky participa no Festival da Canção 2023

O Músico Churky, de Alcobaça, é um dos novos valores da música portuguesa que está entre os 20 autores selecionados para a edição de 2023 do festival da Canção. Há mais dois nomes do distrito de Leiria que participam, os Dankunsportif  de Peniche e  Inês...

chuky 1

Novo disco dos The Gift chega às plataformas de streaming

CORAL, o novo disco dos The Gift, editado no passado dia 14 de setembro, apenas disponível em exclusivo na App REV, já chegou a todas as plataformas de streaming. O novo trabalho de estúdio da banda de Alcobaça conta com um conceito único, no qual arriscaram a...

indice