Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C

Confraria da Caldeirada Nazarena promove gastronomia local

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi criada a Confraria da Caldeirada Nazarena. O grupo, inicialmente formado por 24 pessoas, está aberto à entrada de mais pessoas que gostem de peixe e de caldeirada, em particular.

“A Confraria está aberta aos que se apresentem com espirito para promover a gastronomia local” disse Graciano Dias, um dos elementos do grupo, que irá reunir uma vez por mês em restaurantes diferentes, para “no final do ano eleger o melhor a servir a caldeirada” na Nazaré.

A iniciativa da Confraria partiu de José Cardoso da Silva, que desafiou amigos a reunirem em torno do objetivo de divulgação deste prático típico da Nazaré, dando-o a conhecer a cada vez mais pessoas.

“Criar um produto turístico de qualidade num setor que enfrenta algumas dificuldades é outro objectivo”, disse Graciano Dias.

Um levantamento da gastronomia da região oeste, através de inquérito a visitantes, turistas e a proprietários, levado a cabo pelo IPLei, relevou que os turistas dão relevância à gastronomia regional mas querem inovação. A relação qualidade/preço, que se reflecte no baixo gasto feito (20 euros em média), e o atendimento são pontos fracos do setor, na Região.

Para este confrade, é necessária uma grande “reestruturação de mentalidades do setor” para oferecer tradição, mas qualidade e alguma inovação na gastronomia local.

A aposta na qualidade é, por isso, outro objectivo deste grupo, que classifica de salutar outras iniciativas semelhantes que possam vir a surgir para promover outros pratos típicos nazarenos, que apesar da sua elevada qualidade, precisam de ser promovidos.

O barrete preto do pescador é o símbolo desta Confraria, dirigida por um grão-mestre, Teresa Morgado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara da Nazaré emite embargo de obras ilegais na Praia do Norte

A Câmara Municipal da Nazaré determinou o embargo imediato das obras que estavam a ser realizadas de forma ilegal num terreno junto à Praia do Norte. A decisão foi anunciada pelo vereador Salvador Formiga na última reunião do executivo municipal, onde denunciou a...

Obras

Várias demissões da Fundação Mário Botas geram preocupação

O processo de abertura do Museu Mário Botas, em homenagem ao pintor nazareno, continua incerto. A última data anunciada para a inauguração, prevista para 23 de dezembro de 2024, foi mais uma vez adiada, somando-se a uma série de promessas não cumpridas. A situação...

Fundacao