Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 22° C
17° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 27° C
  • Tuesday 22° C
[speaker]
[speaker]

Confraria da Caldeirada Nazarena promove gastronomia local

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi criada a Confraria da Caldeirada Nazarena. O grupo, inicialmente formado por 24 pessoas, está aberto à entrada de mais pessoas que gostem de peixe e de caldeirada, em particular.

“A Confraria está aberta aos que se apresentem com espirito para promover a gastronomia local” disse Graciano Dias, um dos elementos do grupo, que irá reunir uma vez por mês em restaurantes diferentes, para “no final do ano eleger o melhor a servir a caldeirada” na Nazaré.

A iniciativa da Confraria partiu de José Cardoso da Silva, que desafiou amigos a reunirem em torno do objetivo de divulgação deste prático típico da Nazaré, dando-o a conhecer a cada vez mais pessoas.

“Criar um produto turístico de qualidade num setor que enfrenta algumas dificuldades é outro objectivo”, disse Graciano Dias.

Um levantamento da gastronomia da região oeste, através de inquérito a visitantes, turistas e a proprietários, levado a cabo pelo IPLei, relevou que os turistas dão relevância à gastronomia regional mas querem inovação. A relação qualidade/preço, que se reflecte no baixo gasto feito (20 euros em média), e o atendimento são pontos fracos do setor, na Região.

Para este confrade, é necessária uma grande “reestruturação de mentalidades do setor” para oferecer tradição, mas qualidade e alguma inovação na gastronomia local.

A aposta na qualidade é, por isso, outro objectivo deste grupo, que classifica de salutar outras iniciativas semelhantes que possam vir a surgir para promover outros pratos típicos nazarenos, que apesar da sua elevada qualidade, precisam de ser promovidos.

O barrete preto do pescador é o símbolo desta Confraria, dirigida por um grão-mestre, Teresa Morgado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Braga de novo “Brilhante” levantouo troféu da Euro Winners Cup

Futebol de Praia: ACD O Sotão ficou no 3º lugar da prova. Decorreu na praia da Nazaré de 8 a 16 de Junho, o Euro Winners Cup. O estádio do Viveiro Jordan Santos e campos adjacentes foram o palco de inúmeros jogos, nas vertentes masculinas e femininos. Na grande...

448561289 18440336599000110 8585624812273994783 n

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao