Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C

Confraria da Caldeirada Nazarena promove gastronomia local

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi criada a Confraria da Caldeirada Nazarena. O grupo, inicialmente formado por 24 pessoas, está aberto à entrada de mais pessoas que gostem de peixe e de caldeirada, em particular.

“A Confraria está aberta aos que se apresentem com espirito para promover a gastronomia local” disse Graciano Dias, um dos elementos do grupo, que irá reunir uma vez por mês em restaurantes diferentes, para “no final do ano eleger o melhor a servir a caldeirada” na Nazaré.

A iniciativa da Confraria partiu de José Cardoso da Silva, que desafiou amigos a reunirem em torno do objetivo de divulgação deste prático típico da Nazaré, dando-o a conhecer a cada vez mais pessoas.

“Criar um produto turístico de qualidade num setor que enfrenta algumas dificuldades é outro objectivo”, disse Graciano Dias.

Um levantamento da gastronomia da região oeste, através de inquérito a visitantes, turistas e a proprietários, levado a cabo pelo IPLei, relevou que os turistas dão relevância à gastronomia regional mas querem inovação. A relação qualidade/preço, que se reflecte no baixo gasto feito (20 euros em média), e o atendimento são pontos fracos do setor, na Região.

Para este confrade, é necessária uma grande “reestruturação de mentalidades do setor” para oferecer tradição, mas qualidade e alguma inovação na gastronomia local.

A aposta na qualidade é, por isso, outro objectivo deste grupo, que classifica de salutar outras iniciativas semelhantes que possam vir a surgir para promover outros pratos típicos nazarenos, que apesar da sua elevada qualidade, precisam de ser promovidos.

O barrete preto do pescador é o símbolo desta Confraria, dirigida por um grão-mestre, Teresa Morgado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal