Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C

Mau tempo deixa rasto de destruição no concelho da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A intensidade da chuva e do vento, e a força do mar, que se registaram no sábado, 19 de janeiro, deixaram um rasto de destruição de várias centenas de euros, por toda a vila. A intempérie partiu vidros no centro cultural da Nazaré; em lojas; num banco e em várias residências; arrastou estruturas; danificou outdoors, o parque infantil do centro cultural e os estendais do peixe seco; movimentou toneladas de areia para a marginal e praças adjacentes; arrasou o bar de praia Bubas e danificou o molhe norte do Porto de Abrigo, onde assentava um farolim, agora tombado sobre o mar.

Durante o dia de sábado, o mar galgou o paredão, invadiu a Marginal com água e areia, obrigando a PSP a cortar o trânsito quase todo o dia e os bombeiros a acorrer a inúmeros pedidos de socorro de casas e garagens inundadas.

Na Praça Sousa Oliveira a esplanada do Hotel Mar Bravo foi completamente arrancada; e o palco do Carnaval, propriedade da autarquia, foi destruído. Uma loja de roupa, ao fundo da praça, ficou totalmente destruída.

Além dos danos materiais, também as comunicações telefónicas e internet, o fornecimento de água e energia foram afetadas com o temporal, durante várias horas.

Na sequência dos prejuízos provocados pelo mau tempo, o executivo camarário aprovou, em reunião de Câmara, por unanimidade, uma proposta em que solicita às entidades competentes a rápida e urgente reparação do molhe norte do Porto de Abrigo, para garantir a segurança da navegação.

De acordo com nota da autarquia, as condições meteorológicas adversas e a agitação marítima verificadas na madrugada e dia 19 de janeiro fragilizaram o molhe norte do Porto de Abrigo”.

Na proposta, o presidente da Câmara, Jorge Barroso, solicita ainda que “caso haja uma linha de apoio governamental para a recuperação e reparação dos estragos provocados por esta intempérie, que os empresários do concelho da Nazaré sejam incluídos, bem como todos os prejudicados, que possam beneficiar de algum apoio”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter