Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
12° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 17° C
13° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 17° C

Mau tempo deixa rasto de destruição no concelho da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A intensidade da chuva e do vento, e a força do mar, que se registaram no sábado, 19 de janeiro, deixaram um rasto de destruição de várias centenas de euros, por toda a vila. A intempérie partiu vidros no centro cultural da Nazaré; em lojas; num banco e em várias residências; arrastou estruturas; danificou outdoors, o parque infantil do centro cultural e os estendais do peixe seco; movimentou toneladas de areia para a marginal e praças adjacentes; arrasou o bar de praia Bubas e danificou o molhe norte do Porto de Abrigo, onde assentava um farolim, agora tombado sobre o mar.

Durante o dia de sábado, o mar galgou o paredão, invadiu a Marginal com água e areia, obrigando a PSP a cortar o trânsito quase todo o dia e os bombeiros a acorrer a inúmeros pedidos de socorro de casas e garagens inundadas.

Na Praça Sousa Oliveira a esplanada do Hotel Mar Bravo foi completamente arrancada; e o palco do Carnaval, propriedade da autarquia, foi destruído. Uma loja de roupa, ao fundo da praça, ficou totalmente destruída.

Além dos danos materiais, também as comunicações telefónicas e internet, o fornecimento de água e energia foram afetadas com o temporal, durante várias horas.

Na sequência dos prejuízos provocados pelo mau tempo, o executivo camarário aprovou, em reunião de Câmara, por unanimidade, uma proposta em que solicita às entidades competentes a rápida e urgente reparação do molhe norte do Porto de Abrigo, para garantir a segurança da navegação.

De acordo com nota da autarquia, as condições meteorológicas adversas e a agitação marítima verificadas na madrugada e dia 19 de janeiro fragilizaram o molhe norte do Porto de Abrigo”.

Na proposta, o presidente da Câmara, Jorge Barroso, solicita ainda que “caso haja uma linha de apoio governamental para a recuperação e reparação dos estragos provocados por esta intempérie, que os empresários do concelho da Nazaré sejam incluídos, bem como todos os prejudicados, que possam beneficiar de algum apoio”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Câmara investe na Arborização do Parque da Pedralva

A empreitada de arborização de uma área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início na semana passado e representa um investimento que totaliza os 81.730,45 €. O plano de arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 – (Re) Arborização...

pedralva