Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 21° C
15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
17° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C

Mau tempo deixa rasto de destruição no concelho da Nazaré

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A intensidade da chuva e do vento, e a força do mar, que se registaram no sábado, 19 de janeiro, deixaram um rasto de destruição de várias centenas de euros, por toda a vila. A intempérie partiu vidros no centro cultural da Nazaré; em lojas; num banco e em várias residências; arrastou estruturas; danificou outdoors, o parque infantil do centro cultural e os estendais do peixe seco; movimentou toneladas de areia para a marginal e praças adjacentes; arrasou o bar de praia Bubas e danificou o molhe norte do Porto de Abrigo, onde assentava um farolim, agora tombado sobre o mar.

Durante o dia de sábado, o mar galgou o paredão, invadiu a Marginal com água e areia, obrigando a PSP a cortar o trânsito quase todo o dia e os bombeiros a acorrer a inúmeros pedidos de socorro de casas e garagens inundadas.

Na Praça Sousa Oliveira a esplanada do Hotel Mar Bravo foi completamente arrancada; e o palco do Carnaval, propriedade da autarquia, foi destruído. Uma loja de roupa, ao fundo da praça, ficou totalmente destruída.

Além dos danos materiais, também as comunicações telefónicas e internet, o fornecimento de água e energia foram afetadas com o temporal, durante várias horas.

Na sequência dos prejuízos provocados pelo mau tempo, o executivo camarário aprovou, em reunião de Câmara, por unanimidade, uma proposta em que solicita às entidades competentes a rápida e urgente reparação do molhe norte do Porto de Abrigo, para garantir a segurança da navegação.

De acordo com nota da autarquia, as condições meteorológicas adversas e a agitação marítima verificadas na madrugada e dia 19 de janeiro fragilizaram o molhe norte do Porto de Abrigo”.

Na proposta, o presidente da Câmara, Jorge Barroso, solicita ainda que “caso haja uma linha de apoio governamental para a recuperação e reparação dos estragos provocados por esta intempérie, que os empresários do concelho da Nazaré sejam incluídos, bem como todos os prejudicados, que possam beneficiar de algum apoio”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Encerramento do Ascensor desespera comerciantes

Os comerciantes com negócios junto ao Ascensor falam em dificuldades financeiras devido à paragem do transporte há vários meses devido à realização das obras de sustentação das arribas por parte da Agência Portuguesa do Ambiente [APA]. A obra tinha o prazo de...

ascensor

Imagem de Nossa Senhora da Nazaré regressou ao Santuário

A imagem de N.S. Nazaré regressou ao Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, de onde apenas saiu por duas vezes na sua história, após dois anos de restauro. Desde finais de 2021 que a imagem se encontrava no Laboratório José de Figueiredo, em Lisboa, onde foi sujeita...

nsn