A associação é presidida por Frederico Teixeira que elege a prestação de apoio a todos os agricultores do concelho da Nazaré, como a grande prioridade de intervenção desta entidade.
“Criar sinergias entre os horticultores, nomeadamente ao nível dos sistemas de rega dos campos do Valado e da Maiorga como um regadio publico” é outro dos objetivos desta associação. Os agricultores do Valado não estão abrangidos pelo sistema público de regadio dos campos da Cela, estando a rega dos seus campos a cargo de cada um dos produtores, e a associação poderá ter benefícios do lado da poupança.
A assinatura da escritura pública de constituição da associação de agricultores decorreu no passado dia 17 de setembro.
A associação pediu, entretanto, à Câmara da Nazaré um espaço para instalar a sua sede de trabalho, que cedeu as instalações pré-fabricadas existentes no recinto da antiga escola básica de Valado dos Frades.
E o porquê da associação se chamar “5 Rios”? Segundo este responsável, o nome é uma alusão à quantidade de cursos de água que atravessam Valado dos Frades e à importância que a mesma tem para os agricultores.
Os campos do Valado e Maiorga são o resultado da mais antiga obra de hidráulica do país, que consistiu no enxugo dos campos, na construção e elevação dos leitos dos Rio da Areia e Rio Alcoa, que funcionam como canais de rega. Esta obra foi efectuada no sé. XVIII.
0 Comentários