Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 25° C
17° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 28° C
18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 28° C

“5 Rios” é a nova Associação de agricultores em Valado dos Frades

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“5 Rios – Associação Agrícola de Valado dos Frades é o nome da nova Associação de Agricultores, que nasce da vontade de um grupo 15 de produtores agrícolas daquela vila, e que tem por objetivo defender os interesses destes empresários.

A associação é presidida por Frederico Teixeira que elege a prestação de apoio a todos os agricultores do concelho da Nazaré, como a grande prioridade de intervenção desta entidade.

“Criar sinergias entre os horticultores, nomeadamente ao nível dos sistemas de rega dos campos do Valado e da Maiorga como um regadio publico” é outro dos objetivos desta associação. Os agricultores do Valado não estão abrangidos pelo sistema público de regadio dos campos da Cela, estando a rega dos seus campos a cargo de cada um dos produtores, e a associação poderá ter benefícios do lado da poupança.

A assinatura da escritura pública de constituição da associação de agricultores decorreu no passado dia 17 de setembro.

A associação pediu, entretanto, à Câmara da Nazaré um espaço para instalar a sua sede de trabalho, que cedeu as instalações pré-fabricadas existentes no recinto da antiga escola básica de Valado dos Frades.

E o porquê da associação se chamar “5 Rios”? Segundo este responsável, o nome é uma alusão à quantidade de cursos de água que atravessam Valado dos Frades e à importância que a mesma tem para os agricultores.

Os campos do Valado e Maiorga são o resultado da mais antiga obra de hidráulica do país, que consistiu no enxugo dos campos, na construção e elevação dos leitos dos Rio da Areia e Rio Alcoa, que funcionam como canais de rega. Esta obra foi efectuada no sé. XVIII.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Mário Cerol assumiu o Comando dos Bombeiros Voluntários da Nazaré

O novo comandante dos Bombeiros Voluntários da Nazaré tomou posse do cargo, no passado dia 25 de abril, uma cerimónia que contou com a presença da população e das entidades convidadas. Mário Cerol falou em compromisso, responsabilidade e em gratidão pelo convite...

mario cerol

Acessos à Nazaré decorados com esculturas

Bugalho Ferros, artista natural do concelho de Alcobaça, será autor de quatro esculturas que irão ser instaladas em pontos de entrada do município da Nazaré, e que têm como finalidade melhorar a imagem dos acessos com a arte e aspetos ligados à cultura local. Na...

rotunda