Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
12° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
7° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Tamanho mínimo do carapau pescado através da arte xávega

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os pescadores da arte xávega estão a ser confrontados com alguns problemas resultantes do tamanho mínimo exigido para o carapau (15 centímetros), por regulamentação da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Esta espécie, quando capturada através deste tipo de arte (arte de arrasto para terra com carácter artesanal e sazonal), que se pratica principalmente entre a praia de Vieira de Leiria e as praias a norte de Aveiro, mas também nalgumas praias do Sul do país, chega à praia já sem grandes possibilidades de sobreviver e de resistir à rebentação das ondas na praia, no caso de ser devolvido ao mar.

Grande parte do pescado devolvido ao mar, por não se enquadrar no tamanho mínimo exigido, acaba por morrer, ficando depositado na praia, causando problemas ambientais e também éticos, se considerarmos o momento de crise em que vivemos e as dificuldades económicas de muitas famílias na aquisição de bens de primeira necessidade, como é o caso da alimentação.

Para o responsável pela delegação da Nazaré da Mútua dos Pescadores, “do ponto de vista do recurso (carapau) há que aferir o seu real estado, depois de uma avaliação por parte da comunidade científica, ter a informação sobre se espécie se encontra equilibrada ou em desequilíbrio”.

“Depois teremos que atender ao comportamento deste tipo de arte de pesca, que é uma arte “arrastante” para terra, logo, por ação da força que é exercida para puxar a rede para terra ou por ação da força exercida pelo volume das capturas, que é feita em sentido contrário, como é que se comportam a malhas do saco (parte final da rede onde se acumulam as capturas). O efeito destas forças sobre as malhas do saco, fazem com que estas sofram um “estiramento” (apertando o vazio da malha). Assim a malha pode ser legal e não permitir que peixes com dimensões inferiores a 15 centímetros possam escapar e sobreviver”, refere.

“Nos tempos duros que vivemos, é será racional tanta inflexibilidade por parte de quem faz cumprir a lei?”, questiona.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento visitou Porto da Nazaré

A Câmara Municipal anunciou que está a preparar o Plano Estratégico e Ordenamento das áreas não afetas à pesca. A Comissão de Agricultura e Pescas efetuou, no passado dia 4, uma visita de trabalho ao Porto da Nazarél, para conhecer os seus êxitos, potencialidades e...

comissao

Assembleia municipal chumba orçamento para 2025

A Assembleia Municipal da Nazaré chumbou, no passado dia 10 de dezembro, com 11 votos contra, sete a favor e três abstenções, o Orçamento para 2025, no valor de 31.307,670€. Para este desfecho contribuiu a decisão dos deputados socialistas, Pedro Marques e Carolina...

assembleia