Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
10° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Tamanho mínimo do carapau pescado através da arte xávega

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os pescadores da arte xávega estão a ser confrontados com alguns problemas resultantes do tamanho mínimo exigido para o carapau (15 centímetros), por regulamentação da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Esta espécie, quando capturada através deste tipo de arte (arte de arrasto para terra com carácter artesanal e sazonal), que se pratica principalmente entre a praia de Vieira de Leiria e as praias a norte de Aveiro, mas também nalgumas praias do Sul do país, chega à praia já sem grandes possibilidades de sobreviver e de resistir à rebentação das ondas na praia, no caso de ser devolvido ao mar.

Grande parte do pescado devolvido ao mar, por não se enquadrar no tamanho mínimo exigido, acaba por morrer, ficando depositado na praia, causando problemas ambientais e também éticos, se considerarmos o momento de crise em que vivemos e as dificuldades económicas de muitas famílias na aquisição de bens de primeira necessidade, como é o caso da alimentação.

Para o responsável pela delegação da Nazaré da Mútua dos Pescadores, “do ponto de vista do recurso (carapau) há que aferir o seu real estado, depois de uma avaliação por parte da comunidade científica, ter a informação sobre se espécie se encontra equilibrada ou em desequilíbrio”.

“Depois teremos que atender ao comportamento deste tipo de arte de pesca, que é uma arte “arrastante” para terra, logo, por ação da força que é exercida para puxar a rede para terra ou por ação da força exercida pelo volume das capturas, que é feita em sentido contrário, como é que se comportam a malhas do saco (parte final da rede onde se acumulam as capturas). O efeito destas forças sobre as malhas do saco, fazem com que estas sofram um “estiramento” (apertando o vazio da malha). Assim a malha pode ser legal e não permitir que peixes com dimensões inferiores a 15 centímetros possam escapar e sobreviver”, refere.

“Nos tempos duros que vivemos, é será racional tanta inflexibilidade por parte de quem faz cumprir a lei?”, questiona.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga

Níveis de poluição em alta na Nazaré

A Nazaré registou os níveis de poluição mais altos no ano passado, segundo um relatório da IQAir, que acompanha a qualidade do ar a nível mundial. Portugal está entre os 30 países com níveis de poluição mais baixos do mundo. Em contrapartida, a Índia concentra 83...

nazare marginal