Regeneração Urbana de Alcobaça é mal vista

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A regeneração urbana de Alcobaça continua a levar críticas da parte de comerciantes e moradores.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, reconhece que o momento económico que se vive pelo país, e no concelho, indica que há outras prioridades, mas esclarece que houve necessidade de aproveitar a ocasião, afirmando que “não se podiam perder todas as verbas que tínhamos relativamente aos fundos comunitários”.

“Já havia relações contratuais muito antes da lei dos compromissos e do acentuar de toda a crise”, frisou.

A obra em curso em algumas artérias da cidade, junto da Câmara e Tribunal, pretende resolver questões de saneamento, segurança da escadaria e despoluição do rio Alcoa.

“Como se trata de regeneração urbana, também tínhamos que dar um lifting à superfície” explicou Paulo Inácio, acrescentando que a a intervenção irá minimizar riscos de cheias nas artérias da cidade que se encontrem mais próximas do Rio Alcoa, em particular a Rua Dr. Brilhante, bem como reduzir a poluição no Rio Alcoa.

As condutas que vêm da Rua de Olivença terminam na zona baixa da cidade, escoando directamente para o Rio Alcoa. “Quando chove com maior intensidade, a acumulação de águas pluviais no interior das condutas, aumenta o risco de cheias no centro da cidade”.

As escadarias do Tribunal Judicial de Alcobaça e o alargamento do passeio na rua Eduíno Borges Garcia, os jardins dos Paços do Concelho e os que circundam a Praça João de Deus Ramos são alguns dos alvos da requalificação com esta empreitada.

“Os espaços verdes, situados em frente ao Jardim-Escola, requalificados há 10 anos, até poderiam continuar como estão, mas como o propósito é dotar este espaço público de uma nova imagem, assim como de novos equipamentos de lazer, a autarquia decidiu encetar um projeto que abrangesse toda a zona situada entre o Tribunal, os Paços do Concelho e o Mercado Municipal”.

Dotar aquele jardim de um pequeno bar e uma livraria e intervencionar o anfiteatro inserido no jardim do tribunal são outras das etapas deste projecto de Regeneração Urbana da zona da Gafa.

As obras estão orçadas em cerca de 1,5 milhão de euros, 80% dos quais suportados por fundos comunitários. A Câmara de Alcobaça deve contribuir com cerca de duzentos mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda