Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 13° C

Regeneração Urbana de Alcobaça é mal vista

Paulo Alexandre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A regeneração urbana de Alcobaça continua a levar críticas da parte de comerciantes e moradores.

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, reconhece que o momento económico que se vive pelo país, e no concelho, indica que há outras prioridades, mas esclarece que houve necessidade de aproveitar a ocasião, afirmando que “não se podiam perder todas as verbas que tínhamos relativamente aos fundos comunitários”.

“Já havia relações contratuais muito antes da lei dos compromissos e do acentuar de toda a crise”, frisou.

A obra em curso em algumas artérias da cidade, junto da Câmara e Tribunal, pretende resolver questões de saneamento, segurança da escadaria e despoluição do rio Alcoa.

“Como se trata de regeneração urbana, também tínhamos que dar um lifting à superfície” explicou Paulo Inácio, acrescentando que a a intervenção irá minimizar riscos de cheias nas artérias da cidade que se encontrem mais próximas do Rio Alcoa, em particular a Rua Dr. Brilhante, bem como reduzir a poluição no Rio Alcoa.

As condutas que vêm da Rua de Olivença terminam na zona baixa da cidade, escoando directamente para o Rio Alcoa. “Quando chove com maior intensidade, a acumulação de águas pluviais no interior das condutas, aumenta o risco de cheias no centro da cidade”.

As escadarias do Tribunal Judicial de Alcobaça e o alargamento do passeio na rua Eduíno Borges Garcia, os jardins dos Paços do Concelho e os que circundam a Praça João de Deus Ramos são alguns dos alvos da requalificação com esta empreitada.

“Os espaços verdes, situados em frente ao Jardim-Escola, requalificados há 10 anos, até poderiam continuar como estão, mas como o propósito é dotar este espaço público de uma nova imagem, assim como de novos equipamentos de lazer, a autarquia decidiu encetar um projeto que abrangesse toda a zona situada entre o Tribunal, os Paços do Concelho e o Mercado Municipal”.

Dotar aquele jardim de um pequeno bar e uma livraria e intervencionar o anfiteatro inserido no jardim do tribunal são outras das etapas deste projecto de Regeneração Urbana da zona da Gafa.

As obras estão orçadas em cerca de 1,5 milhão de euros, 80% dos quais suportados por fundos comunitários. A Câmara de Alcobaça deve contribuir com cerca de duzentos mil euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter