Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
11° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 15° C
7° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C

Nazaré congratula-se com medidas de apoio à segurança nas embarcações de Pesca

JL

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal da Nazaré congratulou-se, em reunião do executivo camarário, com a entrada em vigor, na passada sexta-feira, 20 de julho, da portaria n.º 219/2012 de 19 de julho, que estabelece o regulamento do regime de apoio às ações coletivas relativas à melhoria das condições de segurança a bordo das embarcações de pesca local e artesanal.

O executivo camarário tinha solicitado, no final do ano passado, junto do Ministério da Agricultura e Mar, apoios para a aquisição de equipamento das embarcações de pesca local e costeira com um Sistema de Sinalização por GPS, os rádio–baliza, para permitir a rápida localização de barcos em dificuldades no mar, argumentando que muitas das embarcações existentes “trabalham em zonas perigosas, sem os respetivos meios de salvamento e socorro”, por dificuldades financeiras dos empresários.

Além das questões de segurança dos profissionais da pesca, também o regime contributivo dos pescadores para a segurança social, com os descontos a serem efetuados na primeira venda de pescado em lota em vez de uma mensalidade obrigatória, foi saudada, pois resulta do acolhimento por parte da tutela das propostas que o Município da Nazaré tem vindo a apresentar na defesa dos interesses dos pescadores.

Para a autarquia, “as alterações legislativas [agora em vigor] vêm melhorar as condições de vida dos pescadores e armadores”.

O voto de congratulação, aprovado por unanimidade, será transmitido ao Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Mútua dos Pescadores

João Paulo Delgado, da delegação da Nazaré da Mutua de pescadores, também se congratulou com a portaria, mas lamenta que estas «apareçam na sequência de acidentes no mar».

«Esta congratulação da autarquia é oportuna e válida pelos contributos que o executivo e a Assembleia municipal deram para estas causas. Ainda assim, é justo, reconhecer todo o esforço das organizações representativas do setor (associações, sindicatos), depois do afundamento do “Virgem do Sameiro”, disse.

Para João Paulo Delgado, «estas conquistas são de todos os que por elas lutaram e também é uma conquista dos órgãos autárquicos nazarenos».

Sobre a formação para as questões da segurança e sobrevivência no mar, João Paulo Delgado defende que é «dever de todos os intervenientes da área lutar constantemente por melhores condições», pois são «condição fundamental para a revitalização e consequente rentabilização, nomeadamente do sector pesqueiro em Portugal».

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Bigger Than Life” considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo

O vídeo promocional do município da Nazaré – “Bigger Than Life”, foi considerado o Melhor Filme Turístico do Mundo, na categoria ‘Cidade’. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 27 de novembro, no 36.º World Tourism Film Awards, que decorreu em...

doc

Orçamento da Câmara Municipal de Alcobaça aprovado

Os Documentos Previsionais 2025 da Câmara Municipal de Alcobaça e dos Serviços Municipalizados de Alcobaça, foram submetidos à votação pelo executivo camarário, no dia 29 de novembro, em sede de Reunião de Câmara Extraordinária. O Orçamento da Câmara Municipal de...

CMA

Comissão de Agricultura e Pescas do Parlamento visitou Porto da Nazaré

A Câmara Municipal anunciou que está a preparar o Plano Estratégico e Ordenamento das áreas não afetas à pesca. A Comissão de Agricultura e Pescas efetuou, no passado dia 4, uma visita de trabalho ao Porto da Nazarél, para conhecer os seus êxitos, potencialidades e...

comissao