Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
16° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 15° C
17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 15° C

Câmara de Alcobaça perde mais 150 mil euros com cortes do Estado

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Alcobaça poderá mais de 150 mil euros com a retenção de 5 por cento das receitas do IMI, por parte do Estado.

A Câmara de Alcobaça poderá mais de 150 mil euros com a retenção de 5 por cento das receitas do IMI, por parte do Estado.

O Município deverá receber, ainda este mês, um montante a rondar os três milhões de euros, provenientes do Imposto Municipal de Imóveis, já sem os cinco por cento, que foram retirados pela Administração Central por causa das despesas que esta afirma ter tido com o processo de reavaliação dos prédios urbanos.

Sobre este corte, Paulo Inácio afirma compreender a posição do Estado, embora afirme que «essa verba irá fazer muita falta a Alcobaça, tendo em conta que o município atravessa um período nunca antes visto de cortes históricos nas receitas próprias», para além da diminuição das transferências diretas do Orçamento de Estado.

Dentro de algum tempo, a Câmara Municipal terá de iniciar o pagamento dos Centros Escolares e do Pavilhão de Évora de Alcobaça. A verba agora retira pelo Estado poderia ajudar ao pagamento das contas.

Algumas Câmaras não aceitaram este corte de bom grado. O Município de Peniche, tal como outras 14 autarquias do país, avançou com uma providência cautelar à medida, depois de conhecida a posição oficial da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Igual resposta não será dada por Alcobaça, apesar de Paulo Inácio reconhecer «alguma ilegalidade» neste corte imposto pelo Governo de maioria PSD/CDS-PP.

Caso venha a ser dada razão às autarquias que contestam em tribunal esta supressão de 5% das receitas do IMI, todas as Câmaras Municipais serão ressarcidas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter