Fernanda Carvalho, que falou sobre a “Saúde dos Rins”, aconselhou a um controlo regular da tensão arterial, a uma alimentação cuidada e ao exercício físico.
Eduardo Pegado, na palestra “Olhe pelas suas costas”, indicou alguns sinais de alerta e deu conselhos para uma coluna mais saudável, que passam, nomeadamente, por uma postura correta para transportar ou levantar objectos pesados ou, ainda, por se sentar corretamente.
Mafalda Tavares, vice-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, com o pelouro da Ação Social, abriu a sessão, que decorreu no cine-teatro da Nazaré. A vereadora falou nos fins das Universidades da Terceira Idade, como a «promoção da saúde, envelhecimento e saúde colectiva» e do aumento «da esperança de vida que traz mais desafios», nomeadamente ao nível da «definição políticas de prevenção e de saúde no envelhecimento».
As Jornadas da Saúde contaram, ainda, no primeiro dia, com exibições de danças de salão e internacionais, e de ginástica da Universidade Sénior da Nazaré.
As atividades de ar livre e sessões de rastreio auditivo, aos factores de risco de doença coronária, bem como a realização da avaliação da aptidão funcional e do equilíbrio, marcaram o segundo dia das jornadas, durante a sexta-feira, 25 de maio.
As Jornadas da Saúde são uma organização do Município da Nazaré e Universidade Sénior da Nazaré, que contaram com a colaboração da Nazaré Qualifica, EEM; da delegação da Nazaré da Cruz Vermelha Portuguesa; Sociedade Portuguesa de Nefrologia; Olhe pelas Suas Costas; Clínica do Sítio e Farmácia Maria Orlanda.
0 Comentários