Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 17° C
11° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 16° C
Iniciativa decorreu na Biblioteca Municipal da Nazaré no passado dia 16 de maio

Investigador Cláudio Torres deu conferência sobre “Arqueologia e Islamismo”

David Mariano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré (BMN), recebeu, por iniciativa do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, no âmbito do ciclo de conferências dedicadas ao tema “Arte e Património” (natural, histórico e artístico), no passado dia 16 de maio, a conferência “Arqueologia e Islamismo” pelo orador Cláudio Torres.
Investigador Cláudio Torres

Arqueólogo e islamista, responsável pelo desenvolvimento do Campo Arqueológico de Mértola e pela investigação que tem trazido à luz a importância daquela vila durante o período de ocupação islâmica, através de estudos que lhe valeram o reconhecimento nacional e internacional com a atribuição do “Prémio Pessoa” (1991) e “Prémio Rómulo de Carvalho” (2001), Cláudio Torres falou da importância da história que se constrói a partir do trabalho desenvolvido por esta área de investigação.

Segundo o investigado: “A cerâmica é o que fica dos tempos mais antigos, e que dá uma história diferente, habitualmente oposta, à história escrita, e que fala dos nunca tiveram história”. Reconhecido pelo trabalho desenvolvido na valorização do passado islâmico de Portugal, Cláudio Torres abordou, também, a ligação entre a islamização e o mediterrâneo.

“É evidente que onde há mediterrâneo há também islamização”, razão pela qual, encontramos “o norte do granito, o norte húmido, o norte da pequena propriedade, ligado a um certo tipo de civilização”. “Arqueologia e Islamismo” foi a segunda sessão do ciclo de conferências dedicadas à “Arte e ao Património”, estando agendada a próxima conferência na Nazaré, deste ciclo de formação de professores, para o dia 12 de setembro, que trará à BMN o investigador Galopim de Carvalho com o tema “Arte e Natureza”.

Estas conferências, incluídas no plano de formação contínua de professores, mas abertas à população em geral, são organizadas pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, Câmara Municipal da Nazaré, Câmara Municipal de Alcobaça e Externato Cooperativo da Benedita.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter

Salvador Formiga inicia mandato de vereador com compromissos

Com o fim do governo de António Guterres, Salvador Formiga abandonou o Parlamento de Lisboa e regressou à Câmara da Nazaré para desempenhar as funções vereador eleito nas listas do PS. Na sua primeira reunião, dirigiu-se aos munícipes com uma declaração pública...

formiga