Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 12° C
Iniciativa decorreu na Biblioteca Municipal da Nazaré no passado dia 16 de maio

Investigador Cláudio Torres deu conferência sobre “Arqueologia e Islamismo”

David Mariano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré (BMN), recebeu, por iniciativa do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, no âmbito do ciclo de conferências dedicadas ao tema “Arte e Património” (natural, histórico e artístico), no passado dia 16 de maio, a conferência “Arqueologia e Islamismo” pelo orador Cláudio Torres.
Investigador Cláudio Torres

Arqueólogo e islamista, responsável pelo desenvolvimento do Campo Arqueológico de Mértola e pela investigação que tem trazido à luz a importância daquela vila durante o período de ocupação islâmica, através de estudos que lhe valeram o reconhecimento nacional e internacional com a atribuição do “Prémio Pessoa” (1991) e “Prémio Rómulo de Carvalho” (2001), Cláudio Torres falou da importância da história que se constrói a partir do trabalho desenvolvido por esta área de investigação.

Segundo o investigado: “A cerâmica é o que fica dos tempos mais antigos, e que dá uma história diferente, habitualmente oposta, à história escrita, e que fala dos nunca tiveram história”. Reconhecido pelo trabalho desenvolvido na valorização do passado islâmico de Portugal, Cláudio Torres abordou, também, a ligação entre a islamização e o mediterrâneo.

“É evidente que onde há mediterrâneo há também islamização”, razão pela qual, encontramos “o norte do granito, o norte húmido, o norte da pequena propriedade, ligado a um certo tipo de civilização”. “Arqueologia e Islamismo” foi a segunda sessão do ciclo de conferências dedicadas à “Arte e ao Património”, estando agendada a próxima conferência na Nazaré, deste ciclo de formação de professores, para o dia 12 de setembro, que trará à BMN o investigador Galopim de Carvalho com o tema “Arte e Natureza”.

Estas conferências, incluídas no plano de formação contínua de professores, mas abertas à população em geral, são organizadas pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré, Câmara Municipal da Nazaré, Câmara Municipal de Alcobaça e Externato Cooperativo da Benedita.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobacense Churky participa no Festival da Canção 2023

O Músico Churky, de Alcobaça, é um dos novos valores da música portuguesa que está entre os 20 autores selecionados para a edição de 2023 do festival da Canção. Há mais dois nomes do distrito de Leiria que participam, os Dankunsportif  de Peniche e  Inês...

chuky 1

Câmara investe na Arborização do Parque da Pedralva

A empreitada de arborização de uma área de 2,52 ha do Parque da Pedralva teve início na semana passado e representa um investimento que totaliza os 81.730,45 €. O plano de arborização surge no âmbito da candidatura ao Aviso n.º 11/REACT-EU/2021 – (Re) Arborização...

pedralva