Foram dois anos de trabalho árduo e acima de tudo colaborativo. Contei com o apoio e perseverança de um grupo unido e plural. Um grupo que continua a crescer, que se revitaliza e que trabalha em conjunto para fazer um PS forte por dentro mas virado para fora. É em harmonia e atentos a todos os pontos de vista que procuramos o melhor quer para o PS quer para todo o concelho da Nazaré.
Foi assim por sentido do dever, e sempre ao lado de quem votou no PS, que retirámos a confiança política aos eleitos nas autárquicas que aceitaram trabalhar para Jorge Barroso e para o PSD, sem nada dizer à Concelhia.
Realizámos a convenção autárquica “Nazaré uma força de progresso”, com a presença de governantes e autarcas destacados, que resultou não só numa troca de experiências enriquecedora para todos os que participaram mas também no desenvolvimento de bases para uma estratégia de gestão autárquica mais eficaz e em que as pessoas estão primeiro.
Levámos o PS mais próximo das populações do concelho. Reabrímos a sede do PS em Valado dos Frades. Sabemos o desejo das populações e afirmamo-lo no terreno com o crescimento da estrutura partidária.
Procuramos constantemente a militância activa e fomentamos a preocupação com o colectivo. Em Famalicão e Valado dos Frades, o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos levou a um crescimento do partido para o dobro dos militantes, reforçando também lá o apoio ao PS.
Reactivámos a Juventude Socialista, porque os jovens são uma parte fundamental do futuro da nossa terra. Jovens com ideias e com vontade de participar, jovens que apresentaram ao presidente da câmara propostas como o orçamento jovem participativo, o conselho municipal jovem e várias medidas para a implementação de uma política de habitação jovem, mas que este até agora preferiu ignorar.
Promovemos o fórum “A água é dos Nazarenos”, em sintonia com o sentir popular. Estamos contra a entrega da gestão das redes de água e saneamento básico a privados. Entre os muitos contributos no fórum, destacamos a oportunidade de ouvirmos o presidente das Águas de Portugal, Engº Pedro Serra, dizer que não conhecia nenhum caso de sucesso de privatização abaixo dos 15 mil habitantes, o que muito clarifica a opção de Jorge Barroso pela entrega a privados do mais público de todos os bens.
Com o “PS próximo de si” estivemos em Valado dos Frades e Fanhais auscultando a população. Mostrámos que a política é feita para e pelas pessoas. Ouvimos de viva voz as aflições de cada um em relação aos nossos problemas enquanto comunidade.
Estivémos lado a lado com as instituições de solidariedade social na procura de soluções para os problemas que foram apresentados. Reunimos com as associações, auscultando as dificuldades que cada uma atravessa, bem como a perspectiva das possiveis soluções a implementar no sentido de fazer uma terra melhor.
Por iniciativa nossa, a Comissão Nacional do PS e o Conselho Coordenador do Laboratório de Ideias (LIPP), vão reunir-se na Nazaré. A presença dos orgãos de comunicação social de todo o país é mais uma oportunidade para divulgar as potencialidades da nossa Vila.
Olhando para os últimos dois anos vemos o que propomos para o futuro. Um partido de contínua mobilização e empenho e impregnado dum conhecimento amplo dos anseios, expectativas, projectos e programas de cada munícipe.
Este é o PS Nazaré de agora e o PS Nazaré que queremos vindouro.
Um PS que faz do diálogo com a sociedade civil um marco.
Um PS que responde e continuará a responder aos desejos de militantes e simpatizantes, das crianças e dos jovens, dos homens e das mulheres do concelho, bem como de todas as instituições.
Um PS de futuro para uma Nazaré com Futuro.
0 Comentários