Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C
16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 14° C

GACOeste disponibiliza perto de milhão de euros para projetos de criação de oportunidades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Abre esta semana a segunda edição de concursos do GACOESTE – Grupo de Ação Costeira do Oeste, que disponibiliza cerca de 954 mil euros para o apoio a projetos que se insiram nos eixos contempladas por esta nova fase de financiamentos, no âmbito do eixo 4 do PROMAR. O prazo para a apresentação de candidaturas abre já no dia 23 de maio, quarta-feira.
Abre esta semana a segunda edição de concursos do GACOESTE

De 23 de Maio a 6 de Julho devem ser formalizadas as candidaturas de projectos que visem a “Recuperação e modernização de pequenas infraestruturas e equipamentos de apoio à pesca artesanal, atividades marítimo-turísticas e de ecoturismo; Diminuição dos impactes ambientais da pesca; Introdução de práticas e artes de pesca inovadoras e ambientalmente sustentáveis; Certificação de produtos, empresas e processos produtivos da pesca; Promoção e valorização gastronómica dos produtos da pesca; Criação de postos de venda e promoção de atividades marítimo-turísticas e de ecoturismo”.

De 28 de maio a 6 de julho, devem ser formalizadas as candidaturas de projectos relativos às ações de “Instalação de novas empresas, dedicadas à oferta de atividades e serviços inovadores e alternativos, ligados à pesca e ao mar e Formação para a qualificação profissional”.

E, finalmente, de 28 de maio a 13 de julho podem ser apresentadas as candidaturas aos fundos disponibilizados pelas acções de “Recuperação do património material e simbólico da pesca do Oeste e Implementação de uma rede regional de equipamentos e serviços sociais de proximidade”.

A primeira edição dos concursos disponibilizou cerca de 2 milhões. Foram apresentadas 33 candidaturas, tendo 28 dos projetos sido aprovados.

No sábado, 19 de maio, durante a apresentação desta nova fase de candidaturas, que decorreu nas instalações do IPTM, no Porto de Abrigo, a ADEPE deu, ainda, a conhecer alguns dos projectos financiados pela primeira edição, e que podem servir de inspiração para os potenciais a esta nova fase, cujo prazo de candidaturas abre durante esta semana.

Rogério Cação, da ADEPE, disse que «a primeira fase das candidaturas teve como particularidades a diversidade de projetos e de promotores».

«Para esta segunda fase de candidaturas esperamos manter e aprofundar esta qualidade de candidaturas», disse Rogério Cação, esperando, também, que mais jovens e empreendedores façam as suas propostas de criação de novas oportunidades de emprego, pois, «na primeira fase, foram, maioritariamente os empresários já instalados que se candidataram, com vista a diversificarem a sua oferta».

Um Site com informações marítimas; um Centro de Recursos Documental e Etnográfico do litoral oeste; Requalificação do Museu Municipal de Peniche; Aquisição de Equipamentos de Mergulho para a prestação de serviços, designadamente resgate de embarcações; projectos de investigação para a indústria farmacêutica, como o do “Pilado ADD Value” (IPL), ou para contributos futuros de uma pesca sustentável, como o “Percebe da Berlenga”, foram algumas das ideias financiadas durante a primeira fase dos concursos.

Para mais informações ou formalização das candidaturas, os interessados devem consultar o site da ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche: www.adepe.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter