A 28.ª edição do Festival Jazz do Valado vai decorrer entre os dias 27 de abril e 31 de maio e inclui concertos, como habitualmente, na Nazaré e no Valado dos Frades.
O cartaz já está fechado e vai contar com a Big Band da Nazaré, que terá três convidadas no concerto inaugural. Depois, destaque para as atuações do pianista italiano António Faraó e de John Patitucci, contrabaixista que trabalhou com Chick Corea, além da francesa Ariel Besson, o novo projeto de Alexandre Frazão, os grupos da pianista Clara Lacerda e da baterista Maria Carvalho e, para o encerramento, a presença do músico brasileiro Júnior Macio.
O diretor do festival, Adelino Mota, afirmou que o festival irá abrir, no dia 27 de abril, com os Dixi, na Marginal da Nazaré, prosseguindo depois no dia 1 de maio, com um espetáculo ao ar livre, no centro da vila do Valado. Nos primeiros três sábados de maio, serão feitos três concertos, no Cineteatro da Nazaré.
“O primeiro concerto será com a Big Band da Nazaré, desta vez os convidados vão ser ‘Elas e o Jazz’, três cantoras bastante conceituadas do jazz nacional, que farão um tributo às Andrew Sisters. No segundo sábado, será momento para um grande concerto internacional, com o pianista italiano António Faraó, acompanhado de John Patitucci – um dos nomes maiores do jazz mundial, tendo sido o contrabaixista histórico da Electric Band de Chick Corea. No terceiro sábado, o concerto será da trompetista francesa Ariel Besson, que é a mais premiada jazzista de França.”.
“Depois, vamos para a Sala da BIR com cinco concertos. Teremos o novo projeto de Alexandre Frazão, além de dois projetos liderados por mulheres: a pianista Clara Lacerda e a baterista Maria Carvalho. Faremos também o já conceituado sexto Nazaré Cabo Breton, uma residência artística com três músicos portugueses e três músicos franceses. Para encerrar o festival, teremos o quarteto de Júnior Maceió, um saxofonista brasileiro super conceituado que já tocou com grandes nomes no Brasil. Radicado em Portugal, veio estudar nas Escolas Superiores de Música de Lisboa e por cá ficou.”
O Festival de Jazz do Valado de Frades volta a ser apoiado pela Direção-Geral das Artes, com um financiamento de 120 mil euros para 2024-2025, um apoio destacado pelo diretor do evento, que assume que será uma ajuda para expandir o festival e reforçar a aposta na divulgação do jazz e na formação de jovens músicos.
0 Comentários