Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
16° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Nova travessia sobre o Rio da Areia pode estar concluída em agosto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A nova ponte do Rio da Areia, em Valado dos Frades, deverá abrir ao trânsito no mês de agosto. Salvador Formiga, vereador do PS, informou, na última reunião do executivo, que as obras da nova travessia tiveram início a 29 de maio, com a colocação de sido estacaria que irá suportar o novo tabuleiro, adiantando […]

A nova ponte do Rio da Areia, em Valado dos Frades, deverá abrir ao trânsito no mês de agosto.

Salvador Formiga, vereador do PS, informou, na última reunião do executivo, que as obras da nova travessia tiveram início a 29 de maio, com a colocação de sido estacaria que irá suportar o novo tabuleiro, adiantando que a ponte deverá estar concluída em agosto.

A decisão de construir a ponte foi tomada depois da análise, solicitada ao LNEC, ao estado de conservação, cuja conclusão apontou para a eminente queda do apoio central.

Das duas opções possíveis para a empreitada de adjudicação dos trabalhos da nova ponte optou-se por conceção-construção “por se entender existir economia de tempo e dinheiro”, enquanto a outra solução passava por contratar um gabinete de engenharia para a elaboração do projeto, medições e caderno de encargos, e, de seguida, abrir outro concurso para a realização da empreitada.

A empreitada da reparação da ponte foi contratada a 22 de agosto de 2023, com o prazo de execução de 120 dias, e o valor de 116.835,00 euros.  A aprovação do PSS aconteceu quase no final de outubro desse ano, tendo o términus da obra sido fixado para meados de fevereiro deste ano.

“Aquando da demolição da ponte, verificou-se que as margens, moras do rio, não tinham resistência para suportar os apoios da nova ponte, que agora não terá o apoio central, mas apenas dois apoios laterais”, refere o vereador Salvador Formiga, no documento explicativo da obra enviado a todos os vereadores do executivo camarário.

A saída era o estudo geológico. A empresa adjudicatária contratou e refez o projeto de estabilidade. “Concluiu-se pela necessidade de cravar 12 estacas pré-fabricadas, seis em cada margem. Foram contratados os trabalhos de estacaria, como trabalhos a mais, no valor de 31.350 euros, no prazo de 32 dias”.

A realização dos trabalhos ficou dependente do desvio do caudal do rio pelo período de uma semana.

Depois de várias visitas ao local, “só agora se entendeu ser possível desviar o caudal do rio de forma a cravar as estacas. Já foi aberto o leito do rio, de forma a permitir a rega. Os trabalhos seguintes serão a realização de um ensoleiramento ligando as cabeças das estacas a cada um dos lados, depois a execução dos muros ala, e, de seguida, a colocação do tabuleiro e dos guarda corpos”.

O empreiteiro da obra solicitou, entretanto, a prorrogação de 100 dias, ficando o términus da obra para 5 de julho.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao

Alunos da Amadeu Gaudêncio apresentam peça inspirada em Zeca Afonso

Zeca - Traz Outro Amigo Também, de José Jorge Letria, que reúne os depoimentos de diversos músicos e amigos de uma das referências nacionais na contestação do regime do Estado Novo, foi adaptado para uma peça de teatro que a Oficina da EB Amadeu Gaudêncio...

zeca1