Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
16° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Associação Empresarial da Benedita promove reflexão sobre novas estratégias e desafios

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Cultural Gonçalves Sapinho acolheu, no passado dia 25, o 1º Congresso da Associação Empresarial da Benedita, que contou com 320 participantes dos quais 100 em representação de empresas. O evento promoveu a partilha de experiências e de conhecimento com vista ao desenvolvimento de novas estratégias para dar resposta aos constantes desafios do setor […]

O Centro Cultural Gonçalves Sapinho acolheu, no passado dia 25, o 1º Congresso da Associação Empresarial da Benedita, que contou com 320 participantes dos quais 100 em representação de empresas.

O evento promoveu a partilha de experiências e de conhecimento com vista ao desenvolvimento de novas estratégias para dar resposta aos constantes desafios do setor empresarial.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues felicitou a “enorme adesão que este evento registou o que demonstra todo o envolvimento dos empresários na procura de soluções conjuntas. Nestes tempos de grande incerteza, só a união e a partilha de conhecimento nos permitem não apenas sobreviver, mas crescer enquanto território de economia e de felicidade.”

O edil frisou que “nos próximos anos, será impossível falar do tecido empresarial da Benedita sem referir aquela que é a maior obra de sempre da Câmara Municipal de Alcobaça, com 7,5 milhões de euros de investimento comparticipado em 85% por fundos europeus. É um equipamento que respeita todas as diretrizes europeias em matéria de sustentabilidade, tendo obtido pareceres favoráveis da CCDR-LVT, as Infraestruturas de Portugal, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente. Estou certo que a ALEB responderá aos legítimos anseios dos beneditenses, que esperaram 30 anos por esta obra sair do papel.”

Hermínio Rodrigues assumiu o compromisso de avançar com a 2ª fase da ALEB após a venda de 75% dos lotes, estando convicto que os lotes serão vendidos a bom ritmo.

“Estamos a dar uma resposta assertiva aos legítimos anseios dos beneditenses, que esperaram 30 anos por esta obra sair do papel. Se queremos ter mão de obra qualificada, a formação é essencial. Neste contexto, o trabalho do Externato Cooperativo da Benedita nos últimos 60 anos tem sido fundamental. Para fixar os nossos jovens e reforçar os nossos índices populacionais, precisamos de empresários corajosos e de condições de habitação dignas. A Câmara Municipal de Alcobaça está fortemente empenhada nesta missão”.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça felicitou todos empresários pelo seu trabalho plasmado nos números recentemente divulgados:

Alcobaça em grande destaque no ranking PME Líder 2023

– 2º classificado do oeste; 3º classificado do distrito

– 110 empresas galardoadas (mais 11 do que no ano anterior)

– Balança comercial positivo – 150 milhões de euros (Alcobaça lidera no oeste e no distrito)

– Volume de negócios – 500 milhões de euros (líder no Oeste e 3º do distrito)

– Cerca de 70% das empresas galardoadas laboram nos setores da indústria e do comércio.

Constituição e Dissolução de Empresas  Alcobaça regista 3º melhor saldo do Oeste entre 2019 e 2023- 3º melhor saldo a nível do Oeste entre constituição e dissolução de empresas

– registadas 893 constituições e 437 dissoluções (saldo positivo de 456 empresas)

Alcobaça é o 2º concelho mais exportador do Oeste

– Empresas de Alcobaça faturaram no estrangeiro um valor superior a 320 milhões de euros

– Balança comercial positiva de mais de 26 milhões de euros, em contraciclo com a balança negativa do Oeste

Alcobaça é o concelho do Oeste com maior faturação a nível de empresas PME Excelência 2022

– 34 empresas galardoadas com o selo PME Excelência 2022

– No Oeste, apenas Torres Vedras (35) supera Alcobaça em número de empresas, mas a nível de faturação, o concelho é líder destacado de toda a região – 174,4 milhões de euros (o dobro de Torres Vedras)

– Principais setores ,   -Indústria – 16, Comércio – 11,  Construção – 3,  Serviços – 2,   Turismo – 1,

  Transportes – 1

Sobre a Área de Localização Empresarial da Benedita

– 53,7 hectares dividida em 73 parcelas que se destinam à instalação de indústria, logística, armazenagem, comércio e serviços.

– a maior obra de sempre da Câmara Municipal de Alcobaça: 7.5 milhões de euros de investimento comparticipado em 85% por fundos europeus.

– obteve pareceres favoráveis de todos os organismos responsáveis pelo licenciamento ambiental e gestão territorial, nomeadamente a CCDR-LVT, as Infraestruturas de Portugal, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente.

– regulamento discutido e apresentado com os membros da assembleia de freguesias

– Reivindicação dos empresários da freguesia com mais de 30 anos

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro reabriu

O Polo de Saúde do Pinhal Fanheiro (Bárrio) reabriu, mas ainda sem vigilante pedido pela Coordenação de Saúde. O posto esteve fechado devido à falta de recursos humanos na área da segurança, e reabre ainda sem todos os mecanismos obrigatórios assegurados. Filipa...

Alunos da D. Pedro I lançam livro sobre os doces conventuais

Foi lançado no passado dia 12 de junho, no Jardim do Amor, o livro “Doces Conventuais de Crianças para Crianças”, uma iniciativa da Escola D. Pedro I no âmbito da aprendizagem criativa e crítica fora do programa escolar oficial, que contou com a presença da...

alunos

Município de Alcobaça entrega viaturas à USP de Alcobaça

O Município de Alcobaça formalizou a entrega de duas viaturas ao polo de Alcobaça da Unidade de Saúde Pública, no âmbito da descentralização de competências no domínio da Saúde. O ato de entrega, que aconteceu no passado dia 31 de maio, contou a presença de Licínio...