Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 22° C
17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
16° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C

Arte a partir do lixo alerta para o volume de resíduos depositados no mar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A peça foi instalada no parque de estacionamento do Porto da Nazaré, mas tem como propósito a itinerância, pelo que será usada em ações dedicadas à educação ambiental e formação cívica em matérias relacionadas com o tema da sustentabilidade ambiental. Três artistas locais, Marco Meco, Filipe Ferreira e Hugo Trindade, são os autores da obra […]

A peça foi instalada no parque de estacionamento do Porto da Nazaré, mas tem como propósito a itinerância, pelo que será usada em ações dedicadas à educação ambiental e formação cívica em matérias relacionadas com o tema da sustentabilidade ambiental.

Três artistas locais, Marco Meco, Filipe Ferreira e Hugo Trindade, são os autores da obra de arte feita a partir de resíduos recolhidos nas praias do concelho e que está exposta no Parque de Estacionamento do Porto da Nazaré.

A arte a partir do lixo depositado por ação humana no oceano, que o mar empurra, parcialmente, para terra, visa sensibilizar a comunidade para uma das causas dos atuais efeitos climáticos adversos registados no mundo.

A iniciativa surge a propósito do projeto Águas Belas, que incentiva ao consumo da água da torneira que é tão saudável e segura quanto qualquer água engarrafada.

O Município pretende evitar “o aumento da utilização do plástico e sensibilizar para o maior consumo da água da rede”, explica Salvador Formiga, vereador do Ambiente na Câmara da Nazaré.

De acordo com os dados divulgados pela APIAM – Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente, Portugal é o quarto país da europa com maior consumo per capita de água engarrafada. Cada português consome, em média, 146,4 Litros de água engarrafada, dos quais 85% (124,4L/hab) são consumidos em embalagem de plástico, pelo que cada um de nós está a produzir, anualmente, cerca 2,4 Kg resíduos de plástico resultantes do consumo de água engarrafada.

Para o vereador com o Pelouro do ambiente, em que se insere este projeto de sensibilização “faz sentido consumir água da torneira e reduzir o consumo de água engarrafada ao estritamente necessário, tendo em conta a boa qualidade da água da rede e os impactes associados ao consumo excessivo de água engarrafada, sobretudo no que toca à produção de resíduos de plástico”.

A instalação, que o público encontra no Parque de Estacionamento do Porto da Nazaré, é itinerante, pelo que poderá integrar, nomeadamente, ações dedicadas à educação ambiental e sensibilização da população para matérias relacionadas com o tema.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

O sonho tornou-se real e o NDFAC subiu à elite do andebol nacional

Andebol: Nazaré tem pela primeira vez uma equipa no Nacional da 1ª Divisão em seniores masculinos Em jogo da 10ª e última jornada da Fase Final do Campeonato Nacional da Divisão de Honra de Seniores Masculinos, o Nazaré Dom Fuas Andebol Clube de Paulo Félix perdeu...

img 2816 copiar 1 2500 2500

Relatório de Gestão Consolidado do Município

Nazaré O Relatório de Gestão Consolidado do Município da Nazaré foi 2023 foi aprovado com 4 votos e 3 contra na reunião de Câmara do passado dia 7 de junho. De acordo com o documento, o passivo do Grupo Municipal apresentou, a 31 de dezembro de 2023, um valor de...

reuniao