Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
15° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C

Exposição de embarcações tradicionais aumenta espólio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A exposição de embarcações tradicionais da Nazaré aumentou o seu espólio com a instalação do Barco do Candil “Amor de Filhos” no espaço em frente ao Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), que integra o Museu (vivo) do Peixe Seco. Esta embarcação foi utilizada para a pesca local artesanal, especificamente para a pesca do candil, […]

A exposição de embarcações tradicionais da Nazaré aumentou o seu espólio com a instalação do Barco do Candil “Amor de Filhos” no espaço em frente ao Centro Cultural da Nazaré (antiga lota), que integra o Museu (vivo) do Peixe Seco.

Esta embarcação foi utilizada para a pesca local artesanal, especificamente para a pesca do candil, uma técnica tradicional da Nazaré, que ocorre à noite, utilizando as redes de cerco e luz de candeio para atrair carapau, sardinha e petinga.

Pertencente a Eduardo Veríssimo Chalabardo, foi doado pela família à Câmara Municipal para integrar a exposição de embarcações tradicionais ali existente.

Eduardo Chalabardo nasceu a 20 de setembro de 1936. Participou nas viagens de pesca ao Bacalhau nos bancos da Terra Nova, como muitos outros habitantes, durante o Estado Novo, sendo presença nas campanhas, sazonais, que se estendiam de abril a novembro de cada ano [trabalho duro, com poucas condições de higiene, salubridade, e jornadas que se podiam estender até às 20 horas de trabalho]. Foi membro do Grémio dos Armadores de Navios de Pesca do Bacalhau. Faleceu a 22 de agosto de 2021, aos 84 anos da idade.

Esta doação homenageia o pescador bem como a sua contribuição para a história da pesca na Nazaré.

“Amor de Filho” junta-se às embarcações tradicionais “Nossa Senhora dos Aflitos”, “Mimosa”, “Perdido”, “Vagos”, “Ilda”, “Três Irmãos Leais” e “Sol da Vida”, todos ícones representativos da identidade e da história do concelho, associada ao mar.

A mostra das antigas embarcações existe desde 2015.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Tribunal da Pederneira deverá estar concluído em breve

O vice-presidente da Câmara Municipal da Nazaré, afirmou em reunião do executivo, e em resposta ao vereador da oposição, João Paulo Delgado, acerca do ponto de situação das obras do tribunal da Pederneira, que estas deverão estar concluídas nos próximos dias....

Tribunal

CDU preocupada com possível aumento da dívida do executivo nazareno

A CDU da Nazaré considera que os conflitos de justiça em que antigo presidente da câmara, Walter Chicharro, conjuntamente com o seu braço direito e assessor jurídico, estiveram envolvidos, vão trazer inúmeros prejuízos à autarquia. A baixo, segue o comunicado,...

cmn