Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Serviço Municipal de Proteção Civil realiza simulacro de evacuação em escola

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Alcobaça, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promoveu um simulacro de evacuação no Centro Escolar de Alfeizerão, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, que decorreram a 1 de março. O simulacro procurou recriar um cenário de incêndio motivando a evacuação das salas de aula e a intervenção […]

O Município de Alcobaça, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promoveu um simulacro de evacuação no Centro Escolar de Alfeizerão, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, que decorreram a 1 de março.

O simulacro procurou recriar um cenário de incêndio motivando a evacuação das salas de aula e a intervenção dos bombeiros voluntários no resgate de alunos retidos nas instalações.

Participaram nesta ação de sensibilização uma equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários de São Martinho do Porto, GNR e a Junta de Freguesia de Alfeizerão.

“Esperamos que este exercício tenha sido útil para todos vós. Hoje foi apenas uma simulação, mas amanhã poderá ser real e temos todos de estar preparados. É importante que estejamos todos coordenados para minimizar os impactos negativos que uma situação desta possa ter na escola e na sua comunidade”, explicou o Vereador da Proteção Civil, Paulo Mateus.

O dia 1 de março foi instituído pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO) como o Dia Internacional da Proteção Civil.

Em Portugal, e no mundo, a efeméride visa sensibilizar para a importância da proteção civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes; prestar tributo a todos os seus agentes; promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos; e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes a catástrofes.

A data é assinalada, por todo o país, com diversos eventos realizados, sobretudo, pelos Comandos Regionais e Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), bem como pelos vários agentes de proteção civil e pelos municípios, com o propósito de promover a reflexão alargada dos valores que devem enformar esta área de atuação, envolvendo toda a comunidade e cidadãos.

A Organização Internacional de Proteção Civil define, todos os anos, o tema que serve de mote às comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil. Para 2024, recomendou como tema de reflexão as “Tecnologias inovadoras ao serviço da Proteção Civil”, sublinhando a importância do uso das novas tecnologias ao serviço da Proteção Civil.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Programador do Pavilhão Multiusos e Cineteatro pode ser o criador dos Gift

Nuno Gonçalves é o nome escolhido pela Câmara de Alcobaça para assumir o cargo de Programador do cineteatro e do Pavilhão multiusos. O Presidente do Município, Herminio Rodrigues, já manteve conversas com o músico dos The Gift, mas nenhum acordo estará, para já,...

nuno