Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
16° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 16° C

Câmara aprova abertura de concurso internacional para Funicular

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal aprovou, no passado dia 27, por unanimidade, o Projeto de Execução do Funicular da Pederneira e autorizou a abertura do procedimento de Concurso Público com publicidade internacional de uma obra destinada a ligar dois, [de três] núcleos populacionais que formam a sede do concelho da Nazaré. O contrato de concessão do apoio […]

A Câmara Municipal aprovou, no passado dia 27, por unanimidade, o Projeto de Execução do Funicular da Pederneira e autorizou a abertura do procedimento de Concurso Público com publicidade internacional de uma obra destinada a ligar dois, [de três] núcleos populacionais que formam a sede do concelho da Nazaré.

O contrato de concessão do apoio financeiro, assinado em novembro de 2023, entre a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” [EMRP] e o Município da Nazaré, enquadra esta obra na Componente C21 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), disponibilizando o montante global de 10.000.000,00 € (dez milhões de euros).

Este investimento, que teve início a 1 de fevereiro de 2022 e cuja conclusão se aponta para março de 2026, visa proporcionar transportes públicos sustentáveis, numa extensão aproximada de 200 metros, entre a Praia e a Pederneira, que passarão a integrar uma rede de transportes acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e às bicicletas, reduzindo a necessidade de utilização do carro particular em pequenas deslocações.

De acordo com a sua memória descritiva, está prevista a construção de um edifício de quatro pisos [com aberturas em vidro que permitirão, ao utilizador, apreciar a paisagem] e a aposta num jogo de luzes, que remeterão para a imagem de um farol, à noite.

Do edifício, que ligará o futuro terminal rodoviário à Pederneira, sairá o mecanismo por cabo, com capacidade para 40 passageiros em cada viagem, prevendo-se que possa transportar até 300 pessoas por hora, em cada sentido.

“A sua execução tem um elevado potencial de reduzir o número de automóveis em circulação, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa associados, ao mesmo tempo que contribui, substancialmente, para o objetivo mitigação das alterações climáticas, reforçando a rede de transporte público na vila, criando condições de mobilidade mais resilientes e menos vulneráveis, designadamente quanto a fenómenos meteorológicos extremos e a disrupções nas cadeias de abastecimento em resultado dos efeitos das alterações climáticas”, refere o documento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1