Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
16° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 16° C

“Hawai de Alfeizerão” é investimento em campismo com charme

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O conceito de acampar com elegância e charme vai ser explorado em breve em Alfeizerão, com a criação de um Parque de Glamping, Eco Resort e Parque de Autocaravanas intitulado “Hawai de Alfeizerão”, em construção no Casal da Ponte, num investimento que rondará entre 150 a 200 mil euros da Junta de Freguesia, com o […]

O conceito de acampar com elegância e charme vai ser explorado em breve em Alfeizerão, com a criação de um Parque de Glamping, Eco Resort e Parque de Autocaravanas intitulado “Hawai de Alfeizerão”, em construção no Casal da Ponte, num investimento que rondará entre 150 a 200 mil euros da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça.

O dicionário explica que glamour é sinónimo de sedutor, atraente, fascinante, elegância e charme. A fusão com camping (ato de acampar) resulta em glamping e é essa a proposta do novo empreendimento, que muda o antigo conceito de campismo.

“É uma iniciativa amiga do ambiente, corajosa, visionária. Pretende ser um Pólo Turístico Misto, e um Espaço Temático Lúdico/Cultural, que intencionalmente chama a atenção pela diferença e invulgaridade da sua imagem, de maneira a atrair à nossa localidade turistas nacionais e estrangeiros, preenchendo um vazio da freguesia”, assim se apresenta o “Hawai de Alfeizerão”.

“Receber turismo e promover iniciativas culturais e lúdicas, com eventos de pequena dimensão de várias índoles, como exposições, teatro, atuações musicais, workshops, dando voz à expressão cultural tanto da freguesia, como do concelho, mas também abertos às culturas distantes dos visitantes”, são os objetivos do espaço, que pretende ser “uma mais valia direta de rendibilidade para a autarquia local, e pela diferença, fantasia e singularidade, chamar a atenção para Alfeizerão e incentivar a economia direta e indireta da vila”.

A inspiração temática do “Hawai de Alfeizerão” é um “tributo à construção naval nos grandes estaleiros de Alfeizerão, cujo porto, no final do século XVI, e como rezam documentos históricos, tinha capacidade para albergar 80 navios de alto bordo”.

Assim, um aspeto a explorar é “dar a conhecer a importância histórica de Alfeizerão na origem e casa de partida para os Descobrimentos Portugueses como um grande porto de mar, e um dos maiores estaleiros de construção naval mundial à época, onde foi construída grande parte das embarcações que levaram os portugueses a todos os cantos do mundo, até finais do século XIX, que coincide com o registo da maior deslocação em massa de portugueses (cerca de 20.000), quase em simultâneo, precisamente para o Hawai”.

Foi nessa data em que apareceu a chapa de ferro, responsável pelo declínio do uso da madeira na construção naval, que entretanto, e devido ao terramoto de 1755 e consequente assoreamento, já estaria mais deslocada para São Martinho do Porto.

A inspiração do “Hawai de Alfeizerão” assenta nas “naus e caravelas aqui construídas com a madeira do Pinhal de Leiria, e também nos estaleiros da Pederneira da Nazaré, que os portugueses chegaram a destinos exóticos pelo mundo, tais como África, Índia, Malásia, China, Macau, Japão, Timor, Brasil, etc”.

“É tempo de voltar à casa de partida, onde não foi colocada a primeira pedra, mas sim a primeira “tábua” e trazer com fantasia, para junto de nós, esse exotismo dos destinos remotos onde chegaram as nossas embarcações construídas aqui em Alfeizerão. É necessário recuperar esse orgulho na história de Alfeizerão e prestar-lhe a devida importância”, vinca o projeto.

No espaço, para além de piscina com escorrega e ginásio, haverá a imagem da mistura de estilos exóticos, começando pelos totens (figuras tribais que se associa aos lugares distantes onde se chegou), o padrão em pedra alusivo aos Descobrimentos, os bungalows em forma tribal de tipi (caraterística visual do estilo glamping), a decoração dos tipis alusiva aos locais de chegada dos portugueses, a construção em madeira, tal como as naus e caravelas construídas, as palmeiras (yucas) e finalmente o espírito exótico, na figura da fantasia do Hawai, que apela ao ambiente descontraído e turístico, com a proximidade das praias do concelho de Alcobaça, e não só, pois também aposta na proximidade da Nazaré, que tem o seu famoso hawaiano, o surfista das ondas grandes Garrett McNamara, que deu um grande contributo para o turismo na região.

De acordo com o empreendimento, “estima-se que dez por cento da população hawaiana seja lusodescendente, e a presença portuguesa no Hawai é tão forte que foi erigido no centro da sua capital, Honolulu, um padrão alusivo aos Descobrimentos Portugueses”.

Gaspar Fiúza, nome ligado às artes do espetáculo, é o autor conceptual do complexo, divulgador e dinamizador do espaço e tem vindo a promover o empreendimento, convidando figuras públicas de televisão como forma de torná-lo mediático, como é o caso do ator Vitor Norte, que manifestou intenção em participar na inauguração,  vindo vestido à Camões e prometeu uma declamação de um texto da sua autoria alusivo ao tema. O cantor Francisco Mendes é outro dos fãs do “Hawai de Alfeizerão”.

Prevê-se que a inauguração do “Hawai de Alfeizerão” possa ocorrer dentro de alguns meses, admitiu o presidente da junta, Leonel Ribeiro, para quem o projeto é inovador no concelho e deverá permitir alavancar o nome da freguesia para captar mais turistas nacionais e estrangeiros.

“Esta iniciativa deve-se a uma lacuna que existia na freguesia, como resposta ao turismo e ao ambiente. A nível financeiro vai ser um retorno, uma fonte de receita que a freguesia não tinha”, manifestou o autarca, que pretende que a vila seja conhecida para além do pão de ló.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Memórias e reflexões de Laborinho Lúcio no livro “A Vida na Selva”

"A Vida na Selva", uma viagem às memórias e histórias de Álvaro Laborinho Lúcio, que se confundem por entre lembranças de infância e palestras de autor, depois de uma carreira dedicada à magistratura e à política, foi apresentado, no passado sábado, dia 06 de...

laborinho

Alcobaça arrecada quatro Prémios 5 Estrelas Regiões

O concelho de Alcobaça está em grande destaque na 7ª edição dos Prémios 5 Estrelas Regiões, com a obtenção de 4 galardões nas seguintes categorias: Museus: Museu do Vinho (Alcobaça), Produtos Naturais: Maçã de Alcobaça, Clínicas Médicas: Policlínica da Benedita,...

mvinho2024 1

Walter Chicharro renunciou ao cargo de Presidente de Câmara

Manuel Sequeira assume a presidência da Autarquia até ao final do mandato [2021-2025] Walter Chicharro dirigiu-se, no passado dia 24 de março, aos munícipes para comunicar a sua renuncia ao cargo de Presidente de Câmara, para o qual foi eleito nas Autárquicas de...

walter