Tribunal da Nazaré instala-se na Antiga Casa da Câmara da Pederneira no início do próximo ano judicial

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi assinado o contrato de colaboração entre o Município e o IGFEJ que dá início ao procedimento de obras de adaptação do edifício para o funcionamento do Tribunal após as férias judiciais deste ano O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça [IGFEJ] e o Município da Nazaré assinaram, hoje, o contrato interadministrativo de […]

Foi assinado o contrato de colaboração entre o Município e o IGFEJ que dá início ao procedimento de obras de adaptação do edifício para o funcionamento do Tribunal após as férias judiciais deste ano O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça [IGFEJ] e o Município da Nazaré assinaram, hoje, o contrato interadministrativo de delegação de competências e colaboração para a remodelação da Antiga Casa da Câmara, na Pederneira, destinada à instalação do Juízo de Competência Genérica da Nazaré, numa sessão que contou com a presença da Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.

“É um dia histórico para a Nazaré e para a justiça no distrito de Leiria”, disse a Ministra, que recordou o Plano Estratégico para o edificado da Justiça [aprovado no âmbito do programa Governo + Próximo, que decorreu em Leiria, em meados de setembro de 2023] para falar das três prioridades

aí estabelecidas.

O Tribunal da Nazaré foi uma das prioridades elencadas e “é a primeira obra a avançar, e que já aguardava há vários anos”.

A Câmara irá realizar todos os procedimentos administrativos necessários à realização das obras de remodelação do imóvel para instalação do Juízo de Competência Genérica da Nazaré, cujo investimento previsto total é de 414.115,50€ (quatrocentos e catorze mil, cento e quinze euros e cinquenta cêntimos), suportado pelo Município, que será reembolsado pelo IGFEJ.

O prazo de execução da empreitada é de 4 (quatro) meses. O Instituto deverá fazer a instalação do serviço operacional a tempo da abertura do ano judicial, habitualmente assinalada a 1 de setembro, com realização de uma seção solene no Supremo Tribunal de Justiça, após o fim das férias judiciais “num novo espaço, magnifico”, disse a Ministra, que elogiou a cooperação dos Municípios na resolução de problemas existentes na área da justiça.

“Os Municípios são determinantes nestas parcerias. A Nazaré é o exemplo disso mesmo. O Ministério da Justiça quer dignificar o exercício da justiça, não só para os que aí trabalham, mas também para os que são abrangidas por esta área geográfica, para que possam ter um acesso facilitado à justiça”.

Catarina Sarmento e Castro disse, sobre a data, que “é um dia de grande felicidade, deixar resolvido um problema. É um gosto dar o pontapé de saída das obras que mostram que estamos no terreno a concretizar.”

O Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, manifestou a sua satisfação pela resolução de uma obra necessária à população.

“É um dia especial, que marca o culminar de um processo de vários anos, com a assinatura do acordo com o IGFEJ, o qual permitirá a instalação do Tribunal na Antiga Casa da Câmara da Pederneira.”

Para o autarca “este projeto e o Funicular irão dar uma nova dinâmica ao lugar mais antigo do concelho, e concretizam objetivos de obras deste executivo naquela povoação, como também comprovam que se está a realizar obra em todo o território concelhio.”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Vereadora volta a alertar para mau estado da Escola Amadeu Gaudêncio

A vereadora da oposição na Câmara Municipal da Nazaré, Fátima Duarte, voltou a chamar a atenção para o estado de degradação da Escola Básica Amadeu Gaudêncio, denunciando, uma vez mais, problemas estruturais e de higiene que persistem no estabelecimento de ensino....

escola 1 1

Recolhas de sangue no Valado dos Frades

A Associação de Dadores de Sangue de Valado dos Frades vai promover duas ações de recolha de sangue no mês de julho. A primeira decorre no dia 6, entre as 9h00 e as 13h00, na sede da associação. A segunda está marcada para o dia 23, no mesmo horário, e terá lugar...

recolhas

Esquininhas” volta a trazer música às ruas da Nazaré no dia 21 de junho

No próximo dia 21 de junho, a vila da Nazaré volta a transformar-se num palco ao ar livre com mais uma edição do evento “Esquininhas”, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal que promete animar as ruas com seis concertos de estilos variados, do jazz ao fado....

banda